2030AVeículo Utilitário ProGator™
- Motor diesel de alto torque
- Estrutura de aço espessa de calibre 7
- Transmissão semelhante a um carro
- Novos freios a disco
A manutenção dos campos de golfe é um trabalho com elevado grau de exigência, desde o preenchimento de bunkers, transporte de pedras para paisagismo até a pulverização de 1135 l (300 gal) de água em fairways. Os trabalhos exigentes requerem veículos resistentes que estejam à altura do desafio de proporcionarem uma grande capacidade de carga útil; e o ProGator™ 2030A proporciona.
O ProGator 2030A oferece um pacote versátil, incluindo acessórios que podem ser removidos e instalados em minutos sem uso de ferramentas, tais como a Série SelectSpray™, a Espalhadeira TD100 e o compartimento de carga. Suspensões dianteira e traseira opcionais para serviço pesado, quando combinadas com a estrutura de proteção na capotagem (EPC) de quatro colunas e um kit de pneus traseiros largos, proporcionam uma capacidade de carga útil que ultrapassa as duas toneladas. As capacidades de carga útil são as seguintes:
Capacidades | ProGator 2030A |
Capacidade de carga útil (incluindo operador de 90,7 kg [200 lb], passageiro de 90,7 kg [200 lb] e acessório carregado), kg (lb). | |
Tração em 2 rodas com suspensão padrão e EPC de duas colunas | 1.594 kg (3,514 lb) |
Tração nas 4 rodas com suspensão padrão e EPC de duas colunas | 1.535 kg (3,384 lb) |
Tração em 2 rodas com suspensão para serviço pesado, kit de pneus traseiros largos e EPC de quatro colunas | 1.930 kg (4,255 lb) |
Tração nas 4 rodas com suspensão para serviço pesado, kit de pneus traseiros largos e EPC de quatro colunas | 1.871 kg (4,125 lb) |
O trabalho com carga úteis elevadas requer uma central elétrica robusta. O potente motor diesel de 18,4 kW (24,7 hp)* e 1267 cilindradas é a peça chave desse poderoso conjunto. Com um sistema arrefecido por líquido, válvulas no cabeçote e lubrificação com pressão total, este motor diesel fornece potência de modo confiável e duradouro.
O conjunto do motor possui um grande tanque de combustível com capacidade de 30,3 l (8 US gal) que cumpre as normas da Agência de Proteção Ambiental (EPA) fornecendo uma reserva de combustível suficiente para longas jornadas de pulverização de fairways e roughs, minimizando as paradas para reabastecimento. E durante esses longos dias, os operadores apreciam o conforto e as vibrações minimizadas. O sistema de montagem do motor é isolado com borracha para reduzir as vibrações na estação do operador, aumentando seu conforto durante a longa jornada. Velas de incandescência automáticas e injeção direta de combustível proporcionam uma combustão mais eficiente e facilitam a partida nas manhãs frias.
Para proteger o motor, um filtro de ar substituível tipo cartucho e uma cobertura padrão contra chuva limitam a quantidade de detritos e a exposição à água, permitindo alcançar uma longa vida útil. Ao trabalhar em ambientes severos e com poeira, um indicador de restrição de ar padrão fornece uma orientação para prevenir o entupimento do filtro de ar.
* A potência do motor é indicada pelo fabricante do motor unicamente para fins de comparação. A potência de funcionamento real será menor.
O ProGator™ está equipado com um sistema de freios de discos de alta qualidade, composto por quatro discos de 190,5 mm (7,5 pol.). Os discos são fundidos a partir de ferro fundido cinzento G3000 resistente a vibrações e quatro pinças flutuantes de pistão único idênticas. Os freios são acionados hidraulicamente para um menor esforço do pedal e um desempenho excelente.
As lonas de serviço são constituídas a partir de uma mistura orgânica registrada, resistente a ruídos, para uma excelente combinação de vida útil e desempenho. A sensibilidade do pedal de freio é melhorada com pistões de pinças grandes e as lonas de freio flexíveis aumentam a eficiência geral e permitem uma manutenção facilitada.
A alavanca do freio de estacionamento está convenientemente localizada na parte central da estação do operador e conta com um manípulo em forma de pistola para o máximo conforto e facilidade de utilização. O sistema de freio de estacionamento utiliza um mecanismo de esferas do tipo rampa; não é necessário nenhum ajuste no mecanismo, apenas no equalizador.
A manutenção de rotina pode, muitas vezes, exigir horas adicionais do técnico. Com rolamentos vedados em toda a máquina, o ProGator™ poupa muito tempo ao técnico. As máquinas 2x2 possuem todos os rolamentos vedados e nenhum orifício de lubrificação, enquanto as máquinas de tração nas quatro rodas (4x4) possuem apenas três pontos de lubrificação no eixo 4x4.
O abastecimento do fluido de freio também é rápido, fácil e não requer o uso de ferramentas. A grade dianteira do ProGator é facilmente removida puxando-a para fora da parte dianteira da máquina, proporcionando fácil acesso ao reservatório de fluido de freio. O acesso a todos os outros pontos de manutenção diários é feito facilmente pela elevação do compartimento de carga, segurando com o apoio de segurança do cilindro de elevação. Isto permite um acesso rápido para a verificação do nível do líquido de arrefecimento, vareta de óleo do motor e indicador de restrição do ar.
Os veículos utilitários para serviço pesado ProGator™ estão equipados com um compartimento de carga opcional para o transporte de materiais no campo de golfe. O compartimento de carga é facilmente conectado ao ProGator, usando apenas dois pinos pivô traseiros e um pino do cilindro de elevação. Isto permite a realização de mudanças rápidas e fáceis entre os acessórios ProGator.
Um chassi em aço de calibre 16 aumenta a resistência e a durabilidade. Um cilindro hidráulico de elevação e descida padrão permite uma fácil elevação do compartimento de carga para descarregar areia e outros materiais, de forma rápida e fácil.
O kit opcional de desbloqueio da porta de descarga permite operar no modo de caminhão basculante, sendo que a porta de descarga se abre automaticamente desde a posição inferior quando a porta de descarga é elevada para permitir a saída dos materiais do compartimento. A porta de descarga fecha-se automaticamente ao baixar o compartimento, permitindo uma operação rápida e eficiente.
Para a operação normal da porta de descarga, abrir e fechar é mais fácil do que nunca. Um inovador sistema de pino retrátil é a solução. Em cada extremidade do compartimento de carga há um pino em L acionado por mola.
Para abrir o compartimento de carga, basta puxar os pinos em L para dentro e abaixar a porta de descarga. Fechar a porta de descarga é ainda mais fácil. Graças ao design angular da placa de batente, os pinos em L retraem-se automaticamente ao fechar a porta de descarga. Quando o compartimento de carga está totalmente fechado, as molas puxam os pinos para as respectivas posições de bloqueio. Isto permite fechar a porta de descarga apenas com uma mão, de modo muito similar ao que acontece numa camionete.
É possível encomendar um revestimento como acessório opcional para as máquinas ProGator. O revestimento em polietileno de alta densidade é identificado com o logotipo da John Deere e protege o compartimento de carga em aço e a pintura contra a sujeira e detritos.
O revestimento é projetado para envolver a parte inferior da porta de descarga, evitando que cascalho e outros detritos fiquem presos sob o revestimento. As estrias no revestimento são afuniladas para permitir a livre circulação dos materiais para fora do compartimento de carga durante sua elevação ou limpeza.
Estes são os maiores pneus padrão do mercado que permitem alcançar o valor ideal em termos de distância ao solo, desempenho de tração e distribuição de peso:
Potência | 3200 rpm: 16.5 kW 22.1 cv | |||
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Configuração | Diesel refrigerado a líquido de 3 cilindros | |||
Deslocamento | 1115 cc |
Configuração | Cinco velocidades synchromesh com cinco marchas para a frente e uma marcha atrás | |||
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Velocidade Máxima | 30.7 km/h19.1 mph |
Comprimento | 319,2 cm | |||
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Largura | 158,6 cm | |||
Altura | 193,6 cm |
Dianteiro | 23x10.50-12 (4 PR) | |||
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Traseiro | 26x12.00-12 (4 PR) |