No ramo de aplicação, é extremamente importante pulverizar a quantidade correta de produto, na hora certa, no local certo. Produtores e varejistas agrícolas podem escolher entre uma variedade de tipos e larguras de barras que melhor se adaptam às suas operações, práticas de cultivo e terrenos. Os seguintes tipos e tamanhos de barra estão disponíveis nos modelos 430R e 440R:
Largura/tipo da barra |
Largura de dobramento secundário |
Seções |
Barra de pulverização de aço de 30,5 m |
18 m (59 ft.) |
9 |
Barra de aço de 36,6 m |
21 m |
11 |
Barra de pulverização de fibra de carbono de 36,6 m |
21 m |
11 |
Barra híbrida de 40,2 m |
21 m |
13 |
As barras de aço de 30,5 m e 36,6 m e a barra híbrida de 40,2 m apresentam alterações em comparação com os modelos anteriores. A mudança de layout permite aproveitar os seguintes benefícios:
As melhorias da barra do tipo treliça oferecem os seguintes benefícios:
- Design que facilita a limpeza e a troca dos bicos
- Altura da pulverização mais consistente para uma melhor cobertura e eficácia do produto
- Menos danos à cultura durante a pulverização para maior possibilidade de rendimento na colheita
- Menor chance de falhas durante o tempo de inatividade devido à queda da barra no solo ou na cultura
- Confiabilidade moldada com soldagem a laser robótica
Barra de aço de 36 m tipo treliçado
As barras compatíveis o sistema See & Spray são as seguintes:
Largura/tipo da barra |
Número de câmeras |
Barra de pulverização de aço de 30,5 m |
30 |
Barra de aço de 36,6 m |
36 |
Barra híbrida de 40,2 m |
40 |
Com todas as configurações da barra acima, a seção externa da barra pode ser dobrada para reduzir a largura geral da barra, dando aos operadores mais versatilidade ao pulverizar terrenos que não permitem aplicação em largura total. Para dobrar as barras externas, basta pressionar e segurar o pedal e os botões de inclinação para cima, direito e esquerdo. O desdobramento é feito na ordem inversa, usando o interruptor para baixo/abaixar.
As larguras de dobramento secundário para cada barra estão listadas acima.
Luzes localizadas na estrutura central
As válvulas de seção minimizam a sobreposição e reduzem os custos de insumos
Conforme a largura da barra aumenta, válvulas de seção extras são adicionadas para melhorar a resolução da pulverização. Independente de o operador usar o Controle de Seção John Deere ou interruptores de seção individuais, as seções extras reduzem a sobreposição de pulverização, o que reduz os custos de insumos e melhora a possibilidade de rendimento.
Operação da barra
Barra de aço de 40 m em transporte
Quando as barras dos modelos 430R e 440R estão dobradas e nos suportes de transporte, o peso da barra fica distribuído de forma mais uniforme da frente para trás. Este projeto oferece à máquina uma divisão de peso de quase 50/50, o que melhora o desempenho geral ao dirigir em velocidades de transporte mais altas para o próximo campo.
Barra de aço de 36,6 m se desdobrando no pulverizador da série 400R
A barra híbrida de 40 m se desdobra em duas etapas. As barras internas se desdobram primeiro, seguidas pelas barras externas e se separam. Quando a barra atinge o estágio de abertura completa, um pistão é acionado entre a barra interna e a intermediária, garantindo que ela esteja firme e em condições de funcionamento. Para dobrar a barra, basta inverter o processo.
Pistão de posicionamento da barra híbrida de 40 m
As barras de fibra de carbono dobram e desdobram de forma diferente devido ao seu design. Na primeira etapa, a barra se abre horizontalmente, enquanto na segunda etapa, a segunda parte da barra se desdobra verticalmente. Para dobrar a barra, basta inverter o processo.
Recurso de retorno à altura da barra
O retorno à altura da barra garante uma altura de pulverização consistente
Todos os pulverizadores autopropelidos 430R e 440R são equipados com o recurso de retorno automático da barra à altura original. Durante a pulverização, o retorno à altura da barra pode ser ajustado conforme a preferência do operador para retornar a barra à mesma altura de pulverização sempre que evitar obstáculos no campo ou virar em uma linha final. Isso garante uma altura de pulverização consistente e permite que o operador permaneça focado na aplicação do produto.
O retorno à altura da barra tem três modos que o operador pode escolher para retornar a barra à altura de pulverização desejada:
- Centro a seção da estrutura central retorna à mesma posição
- Inclinação esquerda e direita as seções esquerda e direita da barra retornam às mesmas posições
- Esquerda, centro e direita as três seções da barra retornam às mesmas posições
O dobramento e desdobramento da barra pelo operador são feitos pela alavanca multifuncional na cabine
As barras de aço, híbridas e de fibra de carbono de todos os pulverizadores autopropelidos 430R e 440R vêm equipadas com um recurso de desdobramento/dobramento automático da barra que simplifica ainda mais a operação da barra para o operador. Para desdobrar automaticamente a barra, pressione e segure o interruptor do piso e o botão inferior da estrutura central na alavanca multifuncional para desdobrar completamente a barra da posição de suporte para a posição de pulverização. O dobramento automático da barra funciona da mesma maneira, exceto que o operador pressiona o botão de elevação da estrutura central na alavanca multifuncional enquanto pressiona o interruptor do piso.
Durante o dobramento/desdobramento automático da barra, os cilindros da barra são controlados eletronicamente para reduzir cargas nos cilindros e na estrutura da barra. As barras de aço dobram/desdobram em menos de 40 segundos, enquanto as barras de fibra de carbono dobram/desdobram em menos de 60 segundos, permitindo que o operador passe mais tempo pulverizando.
Além do processo de dobramento simplificado, as barras de aço e de fibra de carbono podem ser dobradas e desdobradas quando o pulverizador estiver se deslocando a 8 km/h ou menos. Isso permite que o operador tenha uma vantagem ao entrar no campo e ganhe tempo ao sair do campo
Operação de dobra de um lado
Operar em condições sem cabeceiras ou em culturas especiais pode exigir o recurso de dobrar um único lado da barra. Para realizar isso, pressione o interruptor do solo e o botão de inclinação direita ou esquerda na alavanca multifuncional. A barra dobra sequencialmente a seção exterior e, de seguida, a seção interior no lado apropriado da barra. Esta operação demora aproximadamente 40 segundos.
Os cilindros de bloqueio de rolo na estrutura central são energizados durante operações com desequilíbrio, mantendo o resto da barra nivelada. Se for necessário pulverizar, as seções da barra apropriadas podem ser ativadas nos controles CommandARM e a pulverização pode ocorrer. O recurso de dobramento automático da barra pode ser ativado em situações nas quais a barra necessita ser dobrada para evitar obstáculos