HD 200Pulverizador
- Porta bico de corpo triplo
- Sistema de anti-quebra.
- Opções de lança ajustáveis para uma variedade de condições.
Montado sobre chassis reforçado, concebido para conseguir um baixo centro de gravidade e uma excelente visibilidade do operador.
A Série SelectSpray™ da John Deere apresenta os únicos pulverizadores na indústria do golfe que oferecem a opção de bomba centrífuga ou de diafragma para atender a aplicações específicas ou às preferências do operador.
Bomba de diafragma
Para pulverizar tinta sobre o gramado usando uma barra de pulverização manual ou o dispositivo da sua preferência, a bomba de diafragma é a opção ideal. As bombas de diafragma possuem vazões menores, mas conseguem alcançar pressões muito mais elevadas em comparação com as bombas centrífugas.
A bomba de diafragma de 113,9 l/min (30,1 gpm) permite um fluxo elevado para aplicações em gramados, mas também consegue gerar 20 bar (290 psi) de pressão. A bomba é alimentada por um motor hidráulico e apresenta uma configuração de três diafragmas para uma eficácia excelente e uma operação suave. A capacidade deste tipo de bombas para lidar com fluidos mais espessos e de funcionar até esvaziar sem risco de danos às vedações, faz com que elas sejam uma escolha popular para soluções de difícil pulverização, como a tinta para gramados.
As bombas de diafragma são bombas de deslocamento positivo, o que significa que todas as rotações irão bombear líquido para fora da saída da bomba. Consequentemente, é adicionada uma válvula de descarga de pressão ao conjunto da válvula de comando do pulverizador principal, de modo a proteger o sistema caso não haja pressão.
A pressão da válvula de alívio pode ser ajustada para até 20 bar (290 psi), mas, inicialmente, deve ser ajustada para 13,8 bar (200 psi). A válvula de alívio acionada por molas abre uma linha de desvio de retorno ao tanque quando a pressão do sistema atinge a pressão de alívio.
Os pistões funcionam em um banho de óleo para uma longa vida útil e uma perfeita lubrificação. Os diafragmas devem ser substituídos anualmente ou a cada 400 horas, o que ocorrer primeiro. Um filtro de sucção padrão ajuda a aumentar a vida útil dos diafragmas filtrando os detritos e afastando-os do tanque do pulverizador antes que estes alcancem a bomba.
Se você procura simplicidade sem sacrificar o desempenho, a linha de bombas centrífugas pode ser a escolha certa. As bombas centrífugas são o oposto das bombas de diafragma, pois são bombas de maior fluxo e menor pressão.
As vazões chegam aos 397 l/min (105 gpm), enquanto que a pressão máxima pode atingir aproximadamente 6,6 bar (95 psi).
As bombas centrífugas da Série SelectSpray estão disponíveis em dois modelos: ferro fundido ou aço inoxidável. As bombas de ferro fundido são a escolha certa para uma pulverização genérica para qualquer finalidade, enquanto que a versão em aço inoxidável é a escolha adequada para o uso de produtos químicos mais corrosivos, como ferro quelatado.
As bombas centrífugas são acionadas por um motor hidráulico e são fornecidas de série com uma linha de purga automática do ar da bomba, facilitando muito a purga da bomba. E, como uma bomba centrífuga não irá bombear combustível caso o sistema esteja sem pressão, a tubulação é simplificada e não é necessária nenhuma válvula de alívio.
As vedações Lifeguard™ em carboneto de silício permitem que tanto as bombas de ferro fundido, como as de aço inoxidável esgotem o líquido de modo intermitente, sem que as vedações fiquem danificadas. Uma outra vantagem adicional destas duradouras bombas é o fato de elas exigirem o mínimo de manutenção — não é preciso substituir os diafragmas, nem trocar o óleo.
Independentemente da aplicação ou das preferências pessoais, a Série SelectSpray da John Deere oferece uma bomba de qualidade superior para dar resposta às necessidades e exigências da aplicação pretendida pelo operador.
NOTA: As bombas centrífugas não são recomendadas para aplicações de pulverização de tinta em gramados.
Lifeguard é uma marca registrada do Pentair Pump Group.
Independentemente da Série SelectSpray™ escolhida - o HD200 ou o seu irmão mais velho, o HD300 - existe a opção entre um sistema de controle de taxas manual ou automático.
Unidade de controle de taxa manual
Se preferir uma pulverização tradicional baseada em pressão, a unidade de controle de taxas manual é a opção certa. A caixa de controle é montada em um pequeno suporte no porta-luvas do pulverizador, sem a necessidade de ferramentas, e pode ser removida rapidamente para armazenamento.
Um simples manômetro da pressão do líquido permite ao operador ver a pressão que é gerada pelo pulverizador. Basta definir a velocidade de avanço, ajustar a pressão do sistema e preparar-se para a pulverização.
Todos os comandos para operar o pulverizador se encontram na caixa de controle manual. Os interruptores incluem um interruptor de aumento/diminuição da pressão, um interruptor principal, interruptores individuais de controle das barras, interruptores para levantar/baixar as barras e um interruptor para o marcador de espuma.
O sensor de pressão digital transmite eletronicamente a pressão do sistema para o indicador digital da unidade de controle. Simples, confiável e preciso sem mangueiras ou linhas para purgar.
Caso seja preferido uma unidade de controle de taxas com mais tecnologia e que regule automaticamente a taxa de aplicação alvo com variações na velocidade, a unidade de controle de taxas automática é a opção indicada.
A unidade de controle de taxas automática possui os mesmos interruptores que a unidade de controle manual, mas também um interruptor automático/manual, para que os operadores possam efetuar a pulverização no modo automático ou manual, conforme suas respectivas preferências.
A unidade de controle de taxas automática é montada no mesmo local que a unidade de controle manual e pode ser removida para fins de armazenamento sem a necessidade de ferramentas.
O sistema é conectado a um sensor de velocidade ProGator™ e acrescenta um fluxômetro e um sensor digital da pressão para enviar um sinal para o monitor digital, de modo a permitir que o operador monitorize a velocidade, a pressão e a taxa de aplicação em uma só tela.
As unidades podem ser configuradas de diversos modos, incluindo o sistema inglês, imperial, métrico e outros, para permitir aos usuários lerem a pressão, a velocidade e as taxas de aplicação de acordo com o seu método preferido.
A utilização da unidade de controle é fácil. Depois de ligar a unidade de controle, basta pressionar o botão Pro duas vezes para entrar na tela de configuração da aplicação. A taxa de aplicação estará piscando. É possível alterar qualquer número que esteja piscando. Use os botões + e - para definir as taxas de aplicação. Depois de introduzir a taxa, pressione o botão Pro e a pressão ficará piscando.
O restante do modo de configuração da aplicação é, basicamente, uma calculadora, que ajuda a determinar a velocidade, a pressão e o tipo de bico. A calculadora avalia a pressão, a velocidade e o tipo de bico para determinar o impacto de cada variável na capacidade do pulverizador de manter a taxa de aplicação.
À medida que se introduz a taxa de aplicação na unidade de controle, a pressão muda automaticamente conforme as alterações na taxa de aplicação. Para um determinado bico e velocidade, a pressão tem de aumentar para uma taxa de aplicação superior ou diminuir para uma taxa de aplicação inferior.
Se o usuário não estiver satisfeito com a pressão necessária e desejar uma pressão superior ou inferior, use os botões + e - enquanto a pressão estiver piscando no monitor. A velocidade irá mudar para mostrar até que ponto o operador precisa acelerar ou desacelerar para corresponder à respectiva pressão com o bico especificado.
Pressione o botão Pro e use os botões + e - para alterar a velocidade e verificar qual o seu impacto sobre a pressão necessária para alcançar a taxa alvo.
Um dos aspectos mais inovadores da unidade de controle de taxas automática é o fato de permitir que o usuário introduza a cor do bico usado. As cores dos bicos são uma norma internacional e são iguais para todos os fabricantes para uma dada vazão.
Suponha que o usuário não está satisfeito com a pressão e a velocidade necessárias para atingir uma taxa alvo. A cor do bico pode ser alterada na unidade de controle para determinar se existe alguma outra mais adequada. Pressione novamente o botão Enter e o seletor dos bicos ficará piscando. Use os botões + e - para selecionar o tipo de bico. Isto ajuda o usuário a selecionar o bico certo para a aplicação certa e a minimizar os riscos de uma aplicação errada.
Segure o botão Pro durante 2 a 3 segundos e, em seguida, a unidade de controle regressará ao modo de operação. O único valor guardado é a taxa de aplicação; todos os outros são zerados novamente.
A calculadora serve de guia para a velocidade que tem de ser alcançada para atingir a taxa de aplicação para o bico e a pressão sob a qual o operador gostaria de efetuar a pulverização.
A unidade de controle de taxas automática possui vários outros recursos, como um indicador do volume do tanque, alarmes de advertência, modos de velocidade de teste, entre outros. O manual do operador possui uma lista abrangente com a descrição detalhada de todos os recursos.
Chicote elétrico comum
E se após comprar a unidade de controle de taxas manual o operador decidir que quer usar a unidade de controle de taxas automática? Sem problema. Graças a um chicote elétrico comum, é fácil mudar de uma unidade de controle de taxas manual para uma automático ou vice versa, adquirindo o kit para a unidade de controle pretendida.
Não é necessário trocar o chicote elétrico; basta acrescentar os componentes adequados à unidade de controle de taxas automática ou manual que o operador pretende instalar.
Quem disse que os pulverizadores só servem para pulverizar? Com a Série SelectSpray™, os dias dos pulverizadores dedicados ficaram para trás.
As plataformas de armazenamento opcionais permitem a remoção e instalação do pulverizador em poucos minutos. Pulverize de manhã, mude rapidamente para um compartimento de carga para rebocar alguma carga e, depois, pulverize à tarde. É tudo muito simples e não são necessárias ferramentas para efetuar a mudança.
Para uma maior comodidade, as plataformas de armazenamento possuem rodízios giratórios para uma fácil remoção do pulverizador. O operador pode facilmente posicionar o pulverizador e sentir o valor dos rodízios giratórios ao reinstalar o pulverizador no veículo ProGator.
Não é necessário colocar o ProGator exatamente por baixo do pulverizador; em vez disso, use os rodízios giratórios para obter o alinhamento adequado.
O pulverizador pode ser removido do ProGator em uma questão de minutos.
Primeiro, puxe o pino do fundo do suporte de fixação da caixa de controle e coloque de novo a unidade de controle na área de armazenamento na parte traseira esquerda do pulverizador.
Conecte a unidade de controle ao suporte com o mesmo pino. Deixe o chicote elétrico ligado à unidade de controle.
Depois, use o sistema hidráulico do ProGator para elevar o pulverizador, instale os pés de armazenamento dianteiros nos suportes adequados, segure com o pino fornecido e baixe o pulverizador sobre os pés.
Depois, instale os macacos traseiros usando o pino preso ao macaco. Gire a alavanca para estender os macacos apenas o suficiente para aliviar a pressão sobre os pinos pivôs traseiros.
A seguir, remova os pinos pivôs e o pino do cilindro de elevação.
Desconecte as linhas hidráulicas de acoplamento rápido traseiras e os três conectores elétricos na parte traseira da máquina.
Certifique-se de que a linha de drenagem esteja afastada da estrutura do ProGator.
Depois, afaste o ProGator do pulverizador ou puxe o pulverizador, afastando-o do ProGator.
Agora, o pulverizador está totalmente removido do ProGator e pronto para ser armazenado enquanto não for utilizado. Na próxima vez que o operador estiver pronto para pulverizar, a instalação será igualmente rápida e simples.
É a versatilidade, a possibilidade de tirar maior proveito do dinheiro e o design da Série SelectSpray que ajudam a tornar ProGator um dos veículos utilitários para trabalhos pesados mais versáteis no mercado atual.
Independentemente do sistema de controle da taxa que está selecionado (manual ou elétrico), os chicotes elétricos na Série SelectSpray™ são idênticos. Isto permite realizar alterações rápidas e fáceis ao mudar de uma unidade de controle de taxa automática para uma manual ou vice versa.
E o mais importante, o design inovador do sistema elétrico faz com que os componentes essenciais estejam em um só local na máquina. Todos os fusíveis, relés e contatores de elevação/abaixamento encontram-se em uma prática caixa de componentes à esquerda da máquina. Não são necessárias ferramentas para abrir a caixa de controle, o que permite uma rápida solução de problemas e substituição de componentes.
Quando se remove o pulverizador, o chicote elétrico permanece junto do pulverizador — facilitando muito a realização de alterações entre um pulverizador e um compartimento de carga ou outros implementos. Apenas três conectores precisam ser desconectados para remover o pulverizador do veículo ProGator™, reduzindo fortemente o tempo de remoção e instalação.
Ambos os pulverizadores da linha de Série SelectSpray™ estão equipados com tanques de pulverização em polietileno resistentes a impactos. Os tanques foram concebidos para terem uma excelente visibilidade para as seções externas da barra e um baixo centro de gravidade.
Os tanques possuem um decalque do lado do condutor para a leitura do nível de solução de pulverização, marcada com unidades de graduação. O produto é carregado no tanque no lado esquerdo da máquina.
Um filtro de cesto conveniente evita a entrada de grandes detritos no tanque e pode ser facilmente removido para limpeza, sem necessidade de ferramentas.
O tanque está equipado com uma função de enchimento rápido, permitindo que seja abastecido rapidamente em qualquer local onde possa ser ligado a uma fonte de água limpa. Isto poupa muito tempo graças à eliminação da necessidade de retornar ao ponto de abastecimento original cada vez que for necessário encher o tanque.
Uma função anti refluxo no dispositivo de enchimento rápido protege os lençóis freáticos de produtos químicos indesejados.
Para um fluxo e drenagem eficazes da bomba, o tanque é inclinado sobre um reservatório que fornece um volume suficiente para acompanhar o funcionamento das bombas centrífugas de elevado fluxo e permite uma drenagem adequada e total ao esvaziar o tanque.
Também é fornecido um tubo de ventilação como equipamento padrão, que segue até à parte superior do tanque, para permitir uma purga ideal das bombas centrífugas. O tubo de ventilação também possui uma válvula de controle que evita que os produtos químicos saiam do tanque.
Para maior comodidade, a série SelectSpray™ possui um tanque de série para a higiene pessoal do operador. O tanque deve ser enchido somente com água limpa.
Para abrir a água para lavar as mãos ou outras tarefas, basta girar a alavanca de abertura da válvula.