/ / / / Segurança do trabalho

Segurança do trabalho

A John Deere está comprometida em proporcionar um local de trabalho seguro. Esse comprometimento levou-a a ser reconhecida como líder nessa área. Mas o compromisso está além do local de trabalho. Nos preocupamos com a saúde e o bem-estar de cada funcionário... no trabalho e fora dele. Porque a saúde geral dos nossos funcionários pode afetar o seu rendimento, bem como o rendimento dos seus colegas. Por isso, através de avaliações, formação e apoios na área da saúde, a Deere procura melhorar o bem-estar de todos os funcionários.

Um excelente ambiente de trabalho.

A segurança é uma responsabilidade de todos. Faz parte da função de cada colaborador da John Deere. A diferença na Deere consiste no fato de trabalharmos continuamente para reduzir o risco concentrando-nos em potenciais problemas antes que alguém se machuque.


A chave do sucesso da Deere consiste nas nossas Equipes de Melhoria Contínua da Segurança. São mais de 250 equipes só nos EUA; mais de 1000 em todo o mundo. Em cada fábrica da John Deere, os membros da equipe – assalariados, direção, técnicos, engenheiros - trabalham em conjunto para estabelecer objetivos trimestrais, levar a cabo avaliações de risco, desenvolver recomendações e concluir o processo implementando as alterações aprovadas. Todos os anos são abordados centenas de projetos de segurança, cujos resultados são partilhados com toda a empresa.


Todas as instalações da John Deere têm objetivos de segurança. É um imperativo da gestão. Mas não basta ter objetivos. Todos os funcionários têm também de se empenhar em cumprir esses objetivos de segurança. Todos os meses são elaborados relatórios específicos sobre os números relacionados com a segurança.


Os resultados? As grandes alterações nas unidades de produção, as estações de trabalho mais ergonômicas e até a formação e as comunicações de melhor qualidade reduziram a frequência e a taxa de gravidade das lesões. De fato, as instalações da John Deere continuam a fazer parte das mais seguras do mundo. Dos 116 locais de trabalho da Deere, 69 não registraram qualquer lesão que resultasse em baixa durante todo o ano de 2010. Para, além disso, 34 excederam um milhão de horas de trabalho sem qualquer caso de baixa por acidente de trabalho. Isso mostra como todos os funcionários da John Deere são dedicados à segurança.


Saúde e bem-estar

Os programas de saúde e bem-estar são ingredientes elementares das atividades cotidianas da John Deere. As avaliações de risco e orientações de segurança ajudam os funcionários a manter e melhorar a sua saúde gerindo as necessidades da sua vida profissional.


Em muitas unidades da John Deere, profissionais das áreas da saúde no trabalho e da higiene industrial trabalham para avaliar a potencial exposição a materiais perigosos, gerir lesões e doenças dos funcionários e proteger a confidencialidade da informação clínica.


A Deere instituiu também procedimentos para lidar com riscos de saúde adicionais, como as pandemias. As fábricas e outras instalações da Deere dispõem também de planos de resposta locais.


Tudo isso é feito a nível global. Instituímos programas de saúde que abordam questões e infra-estruturas específicas que variam de país para país e de cultura para cultura.


Os nossos índices

Em comparação com outros fabricantes de equipamentos, a John Deere é líder em segurança no local de trabalho. Surpreendentemente, temos taxas de lesões por acidentes de trabalho inferiores às comuns mesmo em setores não relacionados com a fábrica.

Gráficos de segurança da John Deere

Prêmio

As instalações da John Deere conquistam regularmente prêmios de segurança e outros reconhecimentos.


Em 2010, as unidades da John Deere nos Estados Unidos, por exemplo, receberam 43 Prêmios de Mérito por Excelência Ocupacional atribuídos pelo Conselho de Segurança Nacional dos EUA.


O Prêmio de Mérito por Excelência Ocupacional distingue unidades com taxas de lesão e doença inferiores a metade da média das organizações abrangidas pelo mesmo código da Classificação das Atividades Econômicas (indústrias semelhantes) e que não tenham registrado qualquer ocorrência fatal durante o ano. As taxas foram calculadas pelo Gabinete de Estatísticas Laborais dos EUA e tiveram como base o desempenho de segurança de 2009.


O Conselho de Segurança Nacional é uma organização de serviço público sem fins lucrativos. A John Deere é membro do NSC (Conselho de Segurança Nacional) há mais de 80 anos e já recebeu mais de 1100 prêmios de segurança desde que o Conselho criou o seu programa de reconhecimento.