/ / / /

Líderes do passado

Nossos líderes do passado

Robert W. Lane
Robert W. Lane
Presidente do Conselho de Administração e CEO
2000 - 2009






Robert W. Lane se aposentou como presidente do conselho administrativo da Deere & Company em fevereiro de 2010. Ele sucedeu a Hans W. Becherer que se aposentou como presidente, em agosto de 2000. Lane também atuou como CEO da John Deere de 2000-2009, sucedido por Samuel R. Allen tanto como CEO quanto como presidente do conselho administrativo.


Lane entrou na John Deere em 1982, após início de carreira no setor bancário global. Ele gerenciou várias operações dentro da Divisão Global de Equipamentos de Construção e mais tarde serviu como presidente e diretor de operações da Deere Credit, Inc. Em 1992, entrou para a Divisão Global de Equipamentos Agrícolas, onde dirigiu operações de equipamentos na América Latina, Austrália, Sudeste Asiático e África do Sul como vice-presidente sênior.


Lane foi eleito diretor financeiro em 1996, e dois anos depois se mudou para a Alemanha, onde, como diretor executivo, liderou as operações de equipamentos agrícolas da Deere na Europa, África, Oriente Médio, Índia e nos países da ex-União Soviética. Ele voltou aos Estados Unidos como presidente da Divisão Global de Equipamentos Agrícolas, em 1999, e, posteriormente, foi eleito presidente e presidente de operações da Deere & Company.


Durante sua liderança, Lane guiou a Deere para o crescimento e sucesso inéditos. O lucro líquido da Deere & Company alcançou níveis sem precedentes por cinco anos consecutivos, superando os US$ 2 bilhões em 2008. As receitas mais que duplicaram entre 2000 e 2008.


Lane estabeleceu o modelo SVA que ajudou a empresa a atingir o status de classe mundial em eficiência de ativos e retorno de investimentos. Seu foco na expansão global levou a investimentos significativos em todo o mundo, principalmente no Brasil, Índia e China. Fábricas tradicionais da Deere foram reformuladas e modernizadas e, ao mesmo tempo, as organizações de concessionárias Deere em todo o mundo foram significativamente modernizadas para atender melhor às necessidades avançadas de clientes.


Com o objetivo de atrair e reter os melhores talentos globais de todas as origens, Lane foi a força por trás da empresa no sistema de gerenciamento de desempenho, no seu processo de desenvolvimento de liderança e na iniciativa para o enriquecimento da equipe global.


Atualmente, servindo nos conselhos de administração da BMW AG, General Electric Company, Northern Trust Corporation e Verizon Communications Inc., Lane também é curador da Universidade de Chicago. Ele é diretor honorário do Lincoln Park Zoo, em Chicago, diretor nacional da Lyric Opera de Chicago e membro do Conselho de Relações Exteriores, em Nova York.


Lane, nascido em Washington, D.C. (1949), formou-se com honras em Wheaton College, Illinois (1972) e se diplomou Mestre em Administração de Empresas pela Graduate School of Business da Universidade de Chicago (1974). Ele e sua esposa, Patricia, têm três filhos adultos e residem em Chicago, Illinois.


A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de produtos e serviços de ponta e está comprometida com o sucesso de clientes cujo trabalho está ligado à terra – aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem sobre a terra para atender a necessidade de alimento, combustível, abrigo e infraestrutura no mundo, que vem aumentando drasticamente. Desde 1837, a John Deere vem fornecendo produtos inovadores, de qualidade superior, construídos sob uma tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere em seu site global: www.JohnDeere.com.