/ / / /

Líderes do passado

Nossos líderes do passado

Charles Deere
Charles Deere
Presidente
1886 - 1907






Charles Deere, o segundo filho de John Deere, não deveria liderar a empresa fundada pelo pai. Afinal, seu irmão mais velho, Francis Albert, era considerado o herdeiro natural e foi enviado para o exterior para estudar contabilidade. No entanto, quando Francis Albert morreu subitamente em 1848, aos 18 anos, coube a Charles aprender os ofícios do negócio da família.


Em 1854, recém-formado pela Bell’s Commercial College em Chicago, e com apenas 16 anos, Charles começou a trabalhar na empresa do pai como contador. Ele provou ser um aprendiz rápido no mundo dos negócios – uma transformação enorme para um jovem que, quando mais novo, na melhor das hipóteses, foi um aluno indiferente.


Charles avançou rapidamente na área de Marketing do Negócio. Como líder do setor de vendas, responsável por comerciantes e vendedores, muitas vezes ele pegou a estrada para mostrar arados a potenciais clientes em territórios novos. Ele mesmo se empenhava em demonstrar o equipamento, puxando cavalos para arar e abrir sulcos no solo.


Os primeiros anos na empresa do pai foram bons para Charles. Então, em 1857, o clima financeiro nos Estados Unidos mudou. O “Pânico de 1857” provou ser a ruína de muitas empresários. John Deere quase foi um deles devido aos problemas de fluxo de caixa e encargos substanciais para aquisição de matéria-prima.


Assim, a gestão da empresa foi transferida para Charles, aos 21 anos, devido ao seu bom senso e esperteza nos negócios. Seu pai permaneceu presidente da empresa até a morte, em 1886, mas foi Charles quem a guiaria nos próximos 46 anos.


Em 1869, ansioso para ver a empresa crescer, Charles estabeleceu sua primeira filial – um precursor no ramo de vendas de hoje – em Kansas City. Quatro outras filiais foram abertas em St. Louis, Minneápolis, Council Bluffs/Omaha e São Francisco, em 1889.


As filiais forneciam informações valiosas a partir do campo, influenciando o desenvolvimento de novos produtos. Assim, até o momento da morte de Charles Deere em 1907, a empresa fabricava mais de 300 modelos de arados (inclusive o famoso arado Gilpin), algumas das 164 cultivadoras, várias plantadoras de milho e de algodão e outros implementos.


O legado de Charles Deere foi a transformação da empresa fundada por seu pai de um fabricante regional de arado para uma das maiores fabricantes de implementos do país.


A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de produtos e serviços de ponta e está comprometida com o sucesso de clientes cujo trabalho está ligado à terra – aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem sobre a terra para atender a necessidade de alimento, combustível, abrigo e infraestrutura no mundo, que vem aumentando drasticamente. Desde 1837, a John Deere vem fornecendo produtos inovadores, de qualidade superior, construídos sob uma tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere em seu site global: www.JohnDeere.com.