Os Tratores da Série 6E John Deere são equipados com motores a diesel turboalimentados da Série 350, fabricados pela John Deere e especialmente projetados para uso agrícola.
- Motor desenvolvido para uso agrícola
- Alta reserva de torque
- Excelente desempenho
- Longa vida útil
- Consumo de combustível baixo
|
6100E |
6125E |
Potência, cv (kW) |
100 (80,9) |
125 (92) |
Modelo |
4045T |
4045H |
Controle de Emissões |
Sem certificação |
Certificado Proconve MAR-I |
Cilindros / Cilindrada |
4 / 4,5 L |
4 / 4,5 L |
Rotação nominal |
2300 rpm |
2300 rpm |
Aspiração |
Turbo |
Turbo-Intercooler |
Rotação de torque máxima* |
1400 rpm |
1600 rpm |
Reserva de torque |
28% |
32% |
* Observada pelo fabricante
A reserva de torque representa o quanto o torque pode subir entre a rotação de potência máxima e a rotação de torque máximo. Este número indica o quanto um determinado motor tem de 'elasticidade', ou seja, representa a capacidade de reação do motor a um aumento de carga.
Devido a essa agilidade, menos trocas de marcha são necessárias, assim aumentando o desempenho e a eficiência no campo.
Cabeçote de cilindro com fluxo de ar cruzado
A entrada e saída de ar nos coletores estão dispostas em lados opostos do motor. Esta característica evita que o calor dos gases de combustão pré-aqueça o ar que está sendo admitido pelo motor, o que garante uma combustão mais eficiente.
Revestimento de cilindro úmido
O revestimento de cilindro úmido, flangeado proporciona os seguintes benefícios:
- Um camisa facilmente substituível reduz o custo de manutenção do motor (quando necessário) porque as características originais podem ser mantidas em caso de substituição do revestimento.
- Dissipação de calor eficiente evita a distorção do cilindro e o desgaste prematuro dos anéis de vedação.
- O projeto do cabeçote do cilindro permite mais potência do motor devido a maior volume de oxigênio que chega à câmara de combustão.
- Há uma relação ideal entre consumo de energia e combustível.
- Os revestimentos substituíveis permitem que as características originais sejam mantidas quando um grande trabalho de manutenção é necessário.
Turbo compressor
Turbo compressor
Um turbo compressor de alta eficiência corresponde à potência do motor.
- Converter o fluxo dos gases de escape quentes em energia mecânica
- Injeta ar comprimido limpo para dentro da câmara de combustão (mais oxigênio no mesmo volume), o que resulta em uma maior eficiência e maior potência
Sistema de resfriamento de duplo circuito
Radiador com dois circuitos de temperatura
Os modelos 6165J e 6180J possuem um sistema de refrigeração com dois circuitos trabalhando em diferentes temperaturas. O circuito primário (alta temperatura) executa o resfriamento do ar de admissão do intercooler e do óleo hidráulico, por meio de um trocador de calor, montado na frente da transmissão.
Ambos os circuitos são executados pela mesma bomba de água, e a divisão de dois fluxos distintos ocorre através de um orifício calibrado. A maior redução de temperatura do circuito secundário é uma função de tempo mais longo que parte do líquido passa pelo radiador.
Intercooler (somente para o modelo 6125E)
Intercooler com ar-água
Passando pelo turbo compressor, o ar de admissão recebe calor. O intercooler reduz a temperatura do ar de admissão, aumentando a densidade de oxigênio ainda mais.
Intercooler ar-ar
No Trator 6125E, o intercooler é ar para ar e posicionado na frente do radiador.
Filtro do separador de água
Local do filtro do separador de água
Presente em todos os Tratores da Série 6E, o filtro separador de água se destina a remover o excesso de água do diesel combustível, impedindo-a de entrar no sistema de injeção, o que poderia causar problemas de lubrificação, baixo desempenho e diminuir a vida útil dos componentes do motor.
É importante periodicamente (diariamente, dependendo da qualidade do combustível) esvaziar o filtro, removendo toda a água do sistema.
Normas de potência do motor
É comum verificar os diferentes padrões de medições de consumo de energia de diferentes fabricantes.
Estas normas divergem nas condições em que são medidas, resultando em diferenças nos valores apresentados. Todas as normas apresentam medições de potência de testes de bancada, o que significa que não há tratores ou sistemas de transmissão envolvidos. A razão para isso é ser capaz de medir todos os motores no mesmo ambiente de acordo com as mesmas condições.
Na verdade, a potência medida na tomada de potência (TDP) é de cerca de 80 por cento da potência do motor, devido a perdas de transmissão e outros sistemas (air conditioning, ventiladores, bombas hidráulicas, transmissões, etc. ), e a potência da barra de tração varia entre 50 a 70 por cento da potência do motor, na medida em que acrescenta as perdas na transmissão final e patinagem das rodas.
A tabela a seguir mostra importantes normas, bem como acessórios do motor em uso durante os testes. Mais dados reais podem ser encontrados nos 2 testes do Código na Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), porque os valores são medidos na TDP, incluindo todas as unidades de acessório. Em comparação com outras normas, o Código OCDE 2 representa os valores mais baixos de desempenho. Os valores mais elevados mostrados em outros testes são somente devido ao motor- sem refrigeração, escape, filtros de ar, etc. - sendo testado. Consultado o consumo de combustível, os valores são menores, uma vez que a potência é maior e menos unidades de acessório são montados.
Padrão |
SAEJ1995 |
ISO TR 14396 ECE R120 |
97/68/CE |
ECE R24 |
OECD Code 2 |
Saída de potência |
Motor |
Motor |
Motor |
Motor |
TDP |
Ventilador |
Não |
Não |
Não |
Sim* |
Sim |
Bomba de água de resfriamento |
Não |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Refrigerador de água |
Não |
Não |
Sim |
Sim |
Sim |
Turbina |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Intercooler |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Filtro de ar |
Não |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Tubo de escape |
Não |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Bomba injetora |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Agregados adicionais** |
Não |
Não |
Não |
Não |
Sim |
* Ventilador com deslize máximo.
**Bombas hidráulicas, AC, etc.