
Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF)
Com o crescimento da população mundial, que acarreta uma maior demanda por alimentos de origem vegetal e animal, surgem, cada vez mais, novos e maiores desafios ao setor produtivo do Brasil. Apesar de todos os obstáculos, o país colhe safras recordes a cada ano, colocando o agronegócio como um dos seus mais importantes pilares econômicos.
Visando aprimorar ainda mais os processos provenientes do ambiente do agronegócio, com um incremento de valor agregado em termos sociais, ambientais e econômicos, a John Deere incentiva o tema da Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) - uma das propostas com maior potencial relacionada à união da produção com a sustentabilidade.
Esse sistema de produção encara a sustentabilidade como um negócio, integrando os meios agrícolas, pecuários e florestais na mesma área e proporcionando maiores níveis produtivos, com a prioridade na preservação ambiental e na organização social do mercado de trabalho. Desse modo, a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) pode ser efetuada em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, objetivando, sempre, o melhor cenário possível para todas as atividades envolvidas.
Principais Benefícios:
- Redução da pressão por abertura de novas áreas, devido ao maior aproveitamento e recuperação de áreas degradadas
- Diminuição dos impactos ambientais negativos, como a erosão do solo
- Maior sequestro de carbono
- Aumento da matéria orgânica
- Aumento da diversificação da produção, com maior giro de capital
- Maior eficiência no uso de recursos
- Geração de empregos mais estáveis, ou seja, com menor sazonalidade, devido à um ciclo ininterrupto de operações
- Previne a propagação de pragas e doenças, bem como a ocorrência de geadas, através da barreira física gerada pelas florestas
- Melhoria das condições climáticas e do bem-estar animal