1213Plantadeira de 12 e 13 linhas
- 15% maior capacidade operacional
- 66 minutos a menos para ajustar a pressão das molas
- Vão livre 21% maior melhorando o fluxo de palhada
- Economia de até 7% com sementes ao usar o RowCommand
A Plantadeira John Deere 1213 proporciona um plantio de elevada qualidade, mesmo em condições adversas. Desse modo, possui uma estrutura especializada para encarar terrenos irregulares, com alto volume de palha.
O trabalho conjunto de seus componentes entrega precisão na deposição de sementes e fertilizante, além de uma notável economia de combustível.
A Série 1200 possui dois opcionais de dosadores:
As plantadeiras John Deere da Série 1200 são direcionadas, principalmente, para atender as demandas de pequenos e médios produtores. As Plantadeiras John Deere possuem uma estrutura rígida e reforçada esão submetidos a teste rigorosos de validação e verificação, entregando os melhores níveis de qualidade no campo.
A combinação das caixas central de sementes (CCS™) e o aumento de 30% na capacidade das caixas de fertilizantes reduzem as paradas para abastecimento, proporcionando uma série de benefícios como: mais autonomia ao operador, melhor aproveitamento da janela de plantio e consequentemente aumento no rendimento.
As plantadeiras série 1200, possuem um sistema de molas pneumáticas, também conhecidas como Down Force Pneumatic (PDF) ou suspensão pneumática, é um tipo de mecanismo que utiliza ar comprimido paracriar a pressão adequada nas ferramentas de trabalho da plantadeira, tal como linhas de plantio, sulcador de fertilizante e disco de corte. Além facilitar os ajustes durante a operação, o sistema PDF melhora ainda mais a qualidade de plantio ao manter a profundidade uniforme seja durante a abertura dos sulcos, durante a distribuição de fertilizantes e sementes.
NOTA: As plantadeiras da série 1200 não são equipadas com o sistema PDF de fábrica. Para obtê-lo, é necessário solicitar essa opção ao seu vendedor.
Entre os princípios agrícolas abordados para se atingir um plantio de qualidade excepcional, está a capacidade de colocar as sementes no solo com uma profundidade uniforme. Dessa forma, as plantas irão se desenvolver ao mesmo tempo, evitando a dominância de uma planta sob a outra.
Esse atributo depende dos discos sulcadores de sementes Tru-Vee, das rodas calibradoras de profundidade e, principalmente, do sistema de pressão nas linhas de plantio, nos sulcadores de fertilizantes e nos discos de cortes.
Para cumprir esse quesito com praticidade e excelência, a John Deere desenvolveu o sistema pneumático de pressão, que permite um ajuste rápido e preciso. A força aplicada sobre as linhas pode ser regulada com uma grande margem, certificando um plantio de profundidade consistente para as mais diversas condições de solo.
A CCS™, caixa central de sementes foi desenvolvida pela John Deere para propocionar um abastecimento rápido e simples. Uma plantadeira com um sistema de abastecimento e distribuição de sementes prático e eficiente, somado à uma excelente autonomia, é capaz de aumentar a capacidade operacional e potencializar os lucros.
A CCS™ conta com um sistema de distribuição (manifold) inovador, que fornece um melhor desempenho do fluxo de sementes da caixa central para as caixas individuais (mini-hoppers). Além disso, possui um sensor de nível, facilitando para o operador quando há necessidade de abastecimento, que ocorre de maneira rápida e ergonômica.
Em termos de durabilidade, a caixa central de sementes é feita de polietileno rotomoldado, que proporciona resistência e longevidade ao componente. Esse material apresenta, também, bons níveis de translucidez, permitindo uma fácil visualização da quantidade de sementes existente na CCS™.
NOTA: CCS disponível como opcional para os modelos 1211 e 1213.
O sensor de nível de sementes instalados na CCS™ emite um aviso quando a semente está acabando, proporcionando maior visibilidade e controle durante o plantio.
Ao saber com antecedência que o nível de semente está baixo, o operador consegue planejar o reabastecimento de forma mais eficiente, reduzindo paradas inesperadas.
O sensor de nível de sementes simplifica o controle e a gestão do plantio, fornecendo informações operador, o que facilita a tomada de decisões durante o processo de semeadura, dessa forma, é possível evitar a falta de sementes na caixa, reduzindo desperdícios e promovendo otimização das sementes.
NOTA: Disponível apenas para as caixas central de sementes (CCS™).
NOTA: CCS disponível como opcional para os modelos 1211 e 1213.
As caixas de fertilizantes das plantadeiras 1200 possuem capacidade de 170 kg por linha, proporcionando um aumento de 30% na autonomia se comparado com o modelo anterior. Assegurando ao operador melhor aproveitamento da janela de plantio e redução de paradas para abastecimento de fertilizantes.
As caixas são feitas de polietileno roto moldado translúcido e anticorrosivo, que proporciona uma maior durabilidade e maior resistência a impactos.
O novo sulcador de fertilizante chega ao mercado com melhorias significativas sendo mais robusto e permitindo o uso de down force pneumático, além do mecânico.
Com o aumento de 90mm em sua estrutura, ele acompanha perfeitamente o vão livre das plantadeiras, possibilitando o uso de discos maiores, como o de 22". O disco 22" agora faz parte do nosso portifólio. Esse disco por ser maior, oferece uma maior durabilidade reduzindo assim, o custo de operação.
NOTA: A Plantadeira 1200 sai de fábrica equipada com o disco de 20", mas é totalmente compatível com o disco de 16", 18" e 22". Essa versatilidade permite ao operador adaptar a máquina conforme suas necessidades, garantindo maior flexibilidade e eficiência no plantio.
Devido à tecnologia empregada na semente, seu custo também chegou em patamares mais elevados. Visto isso, para alinhar uma excelente produtividade com a economia de insumos e redução de custos, desenvolveu-se o sistema RowCommand, que reduz em até 7 % a sobreposição de sementes.
Os produtores apresentam sobreposições durante o plantio em maior e menor escala, dependendo das características do seu talhão. Elas comumente ocorrem em arremates de cabeceiras, terraços, bordaduras e ao redor de obstáculos como pedras, árvores, lagos, entre outros. Para resolver esse problema, o sistema de agricultura de precisão John Deere monitora o posicionamento das Linhas de Plantio e, ao detectar a possibilidade de um plantio de sobreposição, desliga o sistema.
Entre seus principais benefícios, estão:
As Plantadeiras 1200 oferecem duas opções de linha de plantio, proporcionando versatilidade e eficiência para diferentes tipos de solo.
A renomada linha EmergePro™ é ideal para áreas com alto volume de palha e resíduos de culturas anteriores. Sua tecnológica avançada permite uma melhor distribuição de sementes, mesmo em condições desafiadoras. Essa linha é amplamente recomendada para quem busca um alto desempenho em sistema de plantio direto, onde a gestão de resíduos é essencial.
A linha OffSet é especialmente indicada para solos com alto teor de umidade e argila. Sua configuração proporciona uma distribuição de peso equilibrada, reduzindo as chances de compactação do solo. Além disso, o design deslocado das linhas facilita o corte de solo em condições mais difíceis.
Seja para trabalhar sob palha densa ou para garantir a eficiência em solos úmidos, as plantadeiras série 1200 oferecem a solução ideal para cada tipo de terreno.
A prática da inoculação consiste no uso de microrganismos vivos, que quando associados com as plantas auxiliam no seu desenvolvimento. A utilização de inoculantes que possuem em sua composição bactérias fixadoras de nitrogênio são capazes de suprir em quase sua totalidade à demanda de nitrogênio pelas plantas, em particular as plantas leguminosas, a exemplo da soja.
A plantadeira 1200 possuem a estrutura de chassi para receber o tanque inoculante Green System, mantendo a garantia de fábrica da plantadeira.
Compreender as funções da plantadeira e monitorar seu desempenho são tarefas fundamentais para aumentar o potencial produtivo da lavoura.
Para tanto, desenvolveu-se o sistema de monitoramento SeedStar 2, que junto com os monitores Gen 4 ou G5, integra as funções de plantio com a Tecnologia de Agricultura de Precisão mais avançada do mercado, oferecendo um gerenciamento da população de sementes, pressão das unidades de plantio e espaçamento entre sementes em tempo real.
Desse modo, mapas de cobertura, diretrizes e documentações podem ser utilizadas de maneira adequada, através de uma gestão de plantio eficiente e intuitiva e disponibilizada no Operations Center™.
Consulte as funcionalidades de seu equipamento de forma rápida e resumida.
Verifique os pontos de manutenção e garanta o bom desempenho de sua máquina John Deere.
Seu concessionário local John Deere é o melhor recurso para obter ajuda do seu equipamento.