• Colhedora de cana ch570 colhendo em campo com Trator e transbordo utilizando o cane advisor

Cane Advisor™Opcional para Colhedora de Cana-de-Açúcar

  • Cane Advisor™ é a integração entre duas funcionalidades disponíveis em Agricultura de Precisão para as Colhedoras de Cana CH570 e CH670: o Harvest Monitor™ e o sistema SmartClean™;
  • Monitoramento em tempo real da produtividade, com o total de toneladas colhidas, porcentagem de resíduos e o consumo de combustível;
  • Permite a tomada de decisões visando a redução de custos nas práticas de colheita e cultivo.

Características

ExpandirContrair

O monitor de colheita Harvest Monitor™ permite a tomada de decisões visando a redução de custos nas práticas de colheita e cultivo

Monitoramento, registro e mapeamento de desempenho na tela
Tecnologia exclusiva John DeereTecnologia exclusiva John Deere
Decisões baseadas em dadosDecisões baseadas em dados

O Harvest Monitor™ é a mais moderna tecnologia da John Deere, exclusiva no mercado O Harvest Monitor™ coleta e analisa as informações essenciais de colheita, possibilitando que os produtores de cana de açúcar possam tomar decisões inteligentes de forma a reduzir os custos de colheita e melhorar as práticas de cultivo de modo geral.

 

A partir da cabine, o operador pode monitorar o total de toneladas colhidas, a produtividade da colhedora, a porcentagem de resíduos e o consumo de combustível. Essas informações permitem que o operador faça ajustes de forma rápida para otimizar o desempenho.

 

Através do Operations Center da John Deere, os dados podem ser processados para gerar mapas de rendimento e outros mapas importantes, além de relatórios que irão orientar os produtores na tomada de decisões corretas em relação ao solo e gerenciamento de água, aplicação de produtos químicos, renovação de cultura, modelo de campo, logística de equipamentos e muito mais.

 

O Harvest Monitor™ está disponível como opção nas Colhedoras CH570 e CH670 e pode ser adquirido também como kit de instalação em campo para ambos os modelos, bem como para as Colhedoras 3520 fabricadas após 2013.

Recursos do Harvest Monitor™
Harvest Monitor™ instalado na CH570Harvest Monitor™ instalado na CH570
#

O Harvest Monitor™ é muito mais que um simples monitor de rendimento. Ele inclui:   

  • Monitor óptico de rendimento
  • Monitor óptico de matéria estranha (resíduos)
  • Monitor de combustível por tonelada
  • Monitor de taxa de despejo
  • Monitor de elevação
  • Contador de carga de transporte

O Harvest Monitor™ foi projetado para operar de modo eficiente em todas as condições meteorológicas. É um sistema que requer pouca manutenção e sem itens adicionais de desgaste, graças à tecnologia óptica, que elimina a necessidade de contato direto com a cana.

Tecnologia do monitor óptico de rendimento e resíduos
Harvest Monitor™Harvest Monitor™
Sensores ópticos de alta resoluçãoSensores ópticos de alta resolução

Os sensores estereoscópicos de alta resolução e a tecnologia de reconhecimento de padrões são usados para fazer a varredura do fluxo de cana conforme sua passagem pelo elevador, identificando o volume de cana e diferenciando dos resíduos. Quatro luzes de diodo emissor de luz (LED) iluminam a área de amostragem, garantindo assim uma nitidez visual ininterrupta.

Fluxo de cana sendo examinadoFluxo de cana sendo examinado
Reconhecimento de imagensReconhecimento de imagens

O sistema converte o volume em massa para obter as toneladas de cana e o nível de matéria estranha.

Dados georreferenciados
Receptor StarFire™ 6000Receptor StarFire™ 6000
Mapa de rendimento do campo de cana de açúcarMapa de rendimento do campo de cana de açúcar

Os pontos de dados são georreferenciados para que os locais no campo sejam identificados com precisão, com o uso da tecnologia do sistema de posicionamento global (GPS). Utilizando o software apropriado, diversos mapas informativos podem ser gerados. A operação do sistema requer um receptor de GPS (o Receptor StarFire™ 6000 é recomendado).

Monitoramento na tela
Tela do Harvest Monitor™Tela do Harvest Monitor™
Fluxo de cana em tempo real na telaFluxo de cana em tempo real na tela
Captura de tela do Harvest Monitor™Captura de tela do Harvest Monitor™
#

Durante a colheita, o visor irá exibir:

  • Taxa de despejo da colhedora (ton/h)
  • Matéria estranha (porcentagem de resíduos)
  • Consumo de combustível (L/ton ou gal./ton)
  • Rendimento (ton/ha ou ton/acre)
  • Contagem de carga de transporte
  • Exibição do fluxo de cana no elevador em tempo real

Os valores atuais, médios e ideais de matéria estranha, consumo de combustível e taxa de despejo são exibidos de forma instantânea como números históricos. No visor também está disponível um relatório resumido de todos os dados.

 

A taxa de despejo é definida pela velocidade com que a cana flui através da máquina e é medida em toneladas por hora (ton/h). Uma tecla programável permite que o operador alterne entre as horas de operação do elevador (taxa de despejo do elevador) e o total de horas de operação da colhedora (taxa de despejo da colhedora). Essa tecla programável também altera a leitura do consumo de combustível através das horas de operação do elevador ou do total de horas de operação da colhedora.

 

Um mapa de rendimento também pode ser visualizado no visor, bem como a exibição em tempo real da cana, conforme sua passagem pelo elevador.

Contador de carga de transporte
Captura de tela do contador de cargaCaptura de tela do contador de carga
#

Para manter registros do número de reboques carregados, o operador deve clicar na tecla programável "Salvar Carga" sempre que uma unidade for carregada. A tela irá exibir o total de cargas de um campo, turno, temporada completa ou outro período de tempo predefinido. A usina de açúcar de destino também pode ser registrada para cada carga.

Decisões inteligentes baseadas em dados durante a operação
Operação da CH570 no campoOperação da CH570 no campo
#

Com base nas informações em tempo real, o operador pode fazer ajustes rápidos na colhedora para manter uma taxa de colheita rentável enquanto fornece o nível de qualidade de cana desejado. Alguns desses ajustes são:

  • Rotação do ventilador do extrator primário
  • Velocidade de deslocamento
  • Modo FieldCruise™
Pás do ventilador do extrator primárioPás do ventilador do extrator primário
Lâminas do picadorLâminas do picador

O sistema também irá ajudar a determinar quando as pás do ventilador do extrator e do picador necessitam de substituição, ou se outro tipo de manutenção relacionada é necessária para se manter o desempenho de operação ideal.

Baldeação de equipamentos do campo para caminhões de rodoviaBaldeação de equipamentos do campo para caminhões de rodovia
Colhedoras múltiplasColhedoras múltiplas

Os dados de rendimento em tempo real simplificam as decisões diárias de logística, incluindo o número de unidades de transporte necessárias e a sincronização correta para entregar de modo eficiente a quantidade de cana atribuída. Além disso, o progresso de colheita em campo e a área restante a ser colhida podem ser visualizados na tela para uma excelente visualização da operação, facilitando a transição para o próximo campo.

Monitor de elevação
Inspeção no campo durante a colheitaInspeção no campo durante a colheita
Visualização de áreas baixas e altas por mapaVisualização de áreas baixas e altas por mapa

Amostras georreferenciadas que incluem leituras de elevação são registradas a cada segundo. Conforme a colhedora se desloca ao longo de cada linha, são registradas diversas leituras de elevação, representando a topografia da área colhida.

 

Exemplo de um campo típico:

  • Espaçamento entre as linhas: 1,5 m (4,9 pés)
  • Velocidade de operação: 5,4 km/h (3,4 mph)
  • Leituras por hectare: 4.444
  • Área representada: 1,5 m por 1,5 m (4,9 pés por 4,9 pés)
Mapeamento e gerenciamento de dados
Mapas gerados Mapas gerados
Decisões de logística e práticas agronômicasDecisões de logística e práticas agronômicas

Os dados do Harvest Monitor™ podem ser processados através do Operations Center da John Deere para gerar mapas e relatórios que irão auxiliar a otimizar as operações. Os dados são compatíveis com o ADAPT, permitindo portanto que sejam manipulados com programas de software disponíveis de terceiros em regiões onde o Operations Center não se encontrar disponível.

 

Diferentes tipos de mapas podem ser criados para uma visualização compreensível das condições atuais de cultivo:

  • Variabilidade de rendimento
  • Produtividade da colhedora
  • Consumo de combustível
  • Matéria estranha
  • Elevação do campo
Exemplos de mapas de terceiros
Mapas de localização utilizando o serviço de mapeamento Google Earth™Mapas de localização utilizando o serviço de mapeamento Google Earth™
Mapa de elevação Mapa de elevação
Mapa de massa total (cana e resíduos)Mapa de massa total (cana e resíduos)
Mapa de cana   Mapa de cana
Calibração
CH570 operando com reboque com balançaCH570 operando com reboque com balança
Tela de calibraçãoTela de calibração

Durante a colheita, o Harvest Monitor™ pode ser calibrado manualmente introduzindo as informações de peso de carga fornecidas pela usina.

 

Ele também pode ser calibrado automaticamente durante a operação com um reboque com balança equipado com um sistema compatível. Sempre que a colhedora operar próximo a um reboque com balança, o Harvest Monitor™ irá interagir com o reboque e calibrar-se automaticamente.

 

O reboque com balança deve estar equipado com um sistema de células de carga apropriado. Tanto a colhedora quanto o trator necessitam de dispositivos de comunicação sem fio compatíveis, disponíveis como opcionais de instalação em campo.

 

NOTA: O dispositivo de comunicação sem fio está disponível como opcional. O sistema de células de carga não é oferecido pela John Deere. Ele pode ser adquirido através de terceiros, porém necessita de validação prévia para fins de compatibilidade.

 

Os mapas também podem ser calibrados usando-se os dados de relatórios de campo fornecidos pela usina de açúcar.

 

Kits de instalação em campo

 

Todas as unidades que comandam a colheita devem estar equipadas com o Harvest Monitor™ para cobrir todo o cultivo.

 

Os kits estão disponíveis para todas as Colhedoras CH570 e CH670 e para as Colhedoras 3520 a partir do número de série 1T83520THDT121205. A 3520 requer um Monitor GreenStar™ 3 2630 montado na parte superior.

 

A operação do sistema requer um receptor de GPS StarFire™ (o Receptor StarFire™ 6000 é recomendado).

 

 

Google Earth é uma marca registrada da Google Inc.

Mapa de matéria estranha (resíduos)Mapa de matéria estranha (resíduos)
Mapa de taxa de combustívelMapa de taxa de combustível

Os mapas e relatórios ajudarão a determinar as melhores soluções para:

  • Aplicação de produtos químicos                                               
  • Gerenciamento de água
  • Práticas de cultivo
  • Intervalos de plantio
  • Renovação de cultura                                               
  • Seleção e desempenho de variedades                                                      
  • Taxa de sementes
  • Nivelamento de solo
  • Modelo de campo                                               
  • Gerenciamento de operação de equipamentos
  • Logística

As informações também podem ser utilizadas para avaliar os resultados das soluções previamente implementadas e fazer ajustes, caso necessário.

Auto Elevator Storage System

O Auto Elevator Storage System uma funcionalidade dentro do Cane Advisor™. Esse sistema exclusivo da John Deere usa informações da colhedora e do sistema óptico do Harvest Monitor™ para o enchimento automático do elevador de acordo com sua capacidade, evitando as perdas no cesto do elevador após o retorno da manobra de cabeceira e durante a transição entre transbordos, permitindo o descarregamento imediato quando o transbordo estiver posicionado corretamente ao lado da colhedora. O operador pode também optar por descarregar automaticamente o conteúdo do elevador quando o elevador e cesto estiverem cheios e a colhedora detecta o retorno a colheita efetiva.

Funcionalidade Auto Elevator Storage System dentro do Cane Advisor™

Benefícios do sistema

  • Maior facilidade de “retorno a colheita” após manobra de cabeceira;
  • Otimização na transição entre transbordos;
  • Precisão do Harvest Monitor nas cabeceiras e em troca de transbordos;
  • Previne embuchamentos no elevador;
  • Menores riscos de perda de cana;
  • Redução no tempo de enchimento dos transbordos;
  • Melhora a extração de palha;
  • Potencial de redução de desgaste dos componentes do elevador;
  • Potencial de redução de consumo de combustível;
  • Potencial de redução de custo de colheita e transbordo.