O Harvest Monitor™ é um dos itens que compõe o pacote tecnológico Cane Advisor™ e é capaz de fornecer dados acumulados e médios em tempo real, no monitor da cabine, tais como:
- Rendimento da máquina - Toneladas por hora (ton/h);
- Produtividade do canavial - Toneladas por hectare (ton/ha);
- Consumo de combustível - Litros por tonelada (L/ton);
- Porcentagem de impurezas vegetais;
- Exibição do fluxo de cana no elevador em tempo real.
Dados que facilitam a tomada de decisão no momento da operação, de forma a otimizar o desempenho da colhedora.
Os dados de rendimento em tempo real simplificam as decisões diárias de logística, incluindo o número de unidades de transporte necessárias e a sincronização correta para entregar de modo eficiente a meta diária de cana. Além disso, o progresso de colheita em campo e a área restante a ser colhida podem ser visualizados na tela para uma excelente visualização da operação, facilitando a transição para a próxima área. Impactando diretamente na redução de custos de produção.
Essa é a única tecnologia do mercado capaz de fazer uma medição direta da produtividade do canavial de forma georreferenciada. Gerando mapas de produtividade e de porcentagem de impureza vegetal, para serem analisados no Operations Center™, proporcionando o manejo assertivo das áreas cultivadas.
No portal é possível analisar dados agronômicos e relatórios operacionais, podendo auxiliar na tomada de decisão adequada em relação à reforma de canavial, aplicação de vinhaça, uso de defensivos agrícolas e logística de equipamentos.
Recursos do Harvest Monitor™
Harvest Monitor™ instalado na CH570
O Harvest Monitor™ foi projetado para operar de modo eficiente em todas as condições meteorológicas. É um sistema que requer pouca manutenção e sem itens adicionais de desgaste, graças à tecnologia óptica, que elimina a necessidade de contato direto com a cana.
Tecnologia do monitor óptico de produtividade e impurezas vegetais
Harvest Monitor™
Sensores ópticos de alta resolução
Os sensores estereoscópicos de alta resolução e a tecnologia de reconhecimento de padrões são usados para fazer a varredura do fluxo de cana conforme sua passagem pelo elevador, identificando o volume de cana e diferenciando das impurezas vegetais. Quatro luzes de diodo emissor de luz (LED) iluminam a área de amostragem, garantindo assim uma nitidez visual ininterrupta.
Fluxo de cana sendo examinado
Reconhecimento de imagens
O sistema converte o volume em massa para obter as toneladas de cana e o nível de impurezas vegetais.
Dados georreferenciados
Receptor StarFire™ 7000

Mapa de produtividade do canavial
Os pontos de dados são georreferenciados para que os locais no campo sejam identificados com precisão, com o uso da tecnologia do sistema de posicionamento global (GPS). Utilizando o software apropriado, diversos mapas informativos podem ser gerados. A operação do sistema requer um receptor de GPS (o Receptor StarFire™ 7000 é recomendado).
Monitoramento na tela
Tela do Harvest Monitor™
Fluxo de cana em tempo real na tela
Captura de tela do Harvest Monitor™
A taxa de despejo é definida pela velocidade com que a cana flui através da máquina e é medida em toneladas por hora (ton/h). Uma tecla programável permite que o operador alterne entre as horas de operação do elevador (taxa de despejo do elevador) e o total de horas de operação da colhedora. Essa tecla programável também altera a leitura do consumo de combustível através das horas de operação do elevador ou do total de horas de operação da colhedora.
Um mapa de rendimento também pode ser visualizado no visor, bem como a exibição em tempo real da cana, conforme sua passagem pelo elevador.
Contador de carga de transporte
Captura de tela do contador de carga
Para manter registros do número de reboques carregados, o operador deve clicar na tecla programável "Salvar Carga" sempre que uma unidade for carregada. A tela irá exibir o total de cargas de um campo, turno, temporada completa ou outro período de tempo predefinido. A usina de açúcar de destino também pode ser registrada para cada carga.
SmartClean™
((imagem nao encontrada))
O SmartClean™ trabalha com base nas informações de impurezas vegetais do Harvest Monitor™ e nos dados de perdas por estilhaço medidas através do sensor de impacto, posicionado no capuz do extrator primário. Dessa forma a tecnologia automatiza a escolha da velocidade de rotação do extrator primário de acordo com os alvos pré-definidos de nível de impurezas vegetais e perdas. Proporcionando grandes impactos na redução de perdas por estilhaço, controle de impurezas vegetais e redução do consumo de combustível.
Monitor de elevação
Inspeção no campo durante a colheita
Visualização de áreas baixas e altas por mapa
Amostras georreferenciadas que incluem leituras de elevação são registradas a cada segundo. Conforme a colhedora se desloca ao longo de cada linha, são registradas diversas leituras de elevação, representando a topografia da área colhida.
Exemplo de um campo típico:
- Espaçamento entre as linhas: 1,5 m (4,9 pés)
- Velocidade de operação: 5,4 km/h (3,4 mph)
- Leituras por hectare: 4.444
- Área representada: 1,5 m por 1,5 m (4,9 pés por 4,9 pés)
Calibração
CH570 operando com reboque com balança
Tela de calibração
Durante a colheita, o Harvest Monitor™ pode ser calibrado manualmente introduzindo as informações de peso de carga fornecidas pela usina.
Ele também pode ser calibrado automaticamente durante a operação com um reboque com balança equipado com um sistema compatível. Sempre que a colhedora operar próximo a um reboque com balança, o Harvest Monitor™ irá interagir com o reboque e calibrar-se automaticamente.
O reboque com balança deve estar equipado com um sistema de células de carga apropriado. Tanto a colhedora quanto o trator necessitam de dispositivos de comunicação sem fio compatíveis, disponíveis como opcionais de instalação em campo.
NOTA: O dispositivo de comunicação sem fio está disponível como opcional. O sistema de células de carga não é oferecido pela John Deere. Ele pode ser adquirido através de terceiros, porém necessita de validação prévia para fins de compatibilidade.
Os mapas também podem ser calibrados usando-se os dados de relatórios de campo fornecidos pela usina de açúcar.
As informações também podem ser utilizadas para avaliar os resultados das soluções previamente implementadas e fazer ajustes, caso necessário.