Diversos estudos confirmam que o tráfego controlado de máquinas agrícolas ajuda a manter a produtividade da cana-de-açúcar, reduzindo a compactação do solo e os danos às soqueiras. Este conceito envolve ajustar a bitola e a largura de trabalho dos equipamentos agrícolas e planejar rotas para que todas as máquinas trafeguem sempre pelos mesmos caminhos. Para que essas ações sejam eficazes, é essencial garantir a qualidade da operação de plantio, com linhas de cana paralelas e com alta acurácia (aderência) em relação ao projeto de linha.
O baixo paralelismo pode ser causado por diferentes motivos, e pode ocorrer mesmo quando o plantio é realizado com uso de piloto automático. O escorregamento lateral das plantadoras de cana, em especial para os modelos articulados é um dos principais fatores, agravado em áreas de maior declividade.
Com o Direcionamento Passivo de Implemento AutoTrac (ATIG) é possível melhorar o paralelismo e a aderência em relação ao projeto entre cada passada da plantadora e garantir o espaçamento ideal entre ruas.
O ATIG direciona automaticamente o trator a fim de garantir que o implemento esteja o mais próximo possível de onde foi planejado estar, sem a necessidade de um mecanismo ativo para movimentar o implemento.
Em termos práticos, o ATIG altera o rumo da direção do trator para priorizar que a plantadora esteja na posição correta, isto ocorre pois há um receptor no implemento que está documentando em tempo real a posição da plantadora e partir desta informação o ATIG irá direcionar o trator até que a plantadora esteja posicionada o mais próximo da linha do projeto.
Para o controle de tráfego além de uma boa qualidade do plantio é necessário garantir que as máquinas transitem sempre nos mesmos trilhos e que estes respeitem a posição real da cultura.
Com o AutoPath™ é possível documentar durante o plantio exatamente onde cada rua de cana foi plantada, considerando já todos os desvios inerentes a operação, esta documentação será utilizada para gerar automaticamente as linhas piloto das demais operações como, tratos e colheita.
O AutoPath, assim como o ATIG, demanda de um receptor instalado na plantadora, além do presente no trator.
Encerramos o ciclo controle de tráfego durante a colheita, momento em que os principais danos a cultura podem acontecer e para se juntar ao AutoPath™ que garantirá que as colhedoras e os conjuntos trator e transbordo trafeguem na posição correta o Sincronismo de Máquina auxiliará para uma colheita mais eficiente e com menores perdas.
O Sincronismo de Máquina coordena automaticamente a velocidade e a posição do trator de acordo com a velocidade e a posição da colhedora, reduzindo a necessidade de comunicação entre operadores, permitindo que a colhedora possa avançar sem se preocupar com a posição do transbordo.
Com o Sincronismo de Máquina no modo tráfego controlado garantimos que as tecnologias embarcadas estejam sendo utilizadas, como o AutoTrac e a transmissão CQT dos tratores 7M contribuindo para a redução do pisoteio da cultura e do consumo de combustível.
Direcionamento Passivo de Implemento AutoTrac e AutoPath
- Maior aderência ao projeto de plantio (Realizado vs Projetado)
- Aumento Paralelismo entre ruas
- Maior rendimento operacional do plantio
- Redução de custos adicionais para reconstituição de linhas, como voos de drone e uso de softwares terceiros
- Redução da complexidade da gestão de linhas de orientação
Sincronismo de Máquina
- Aumento da eficiência de colheita – maior velocidade média da colhedora
- Redução da comunicação excessiva e uso de rádio entre operadores
- Aumento do uso de tecnologias embarcadas – AutoTrac e Transmissão Automática do trator
- Melhor qualidade de carga
- Redução da perda de carga
- Redução consumo de combustível por ha