ILPF integração lavoura pecuária florestal

ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta)

       

ILPF - Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta - Conheça oeste projeto revolucionário que a John Deere apoia.

Criada no Brasil e desenvolvida pela Embrapa há três décadas, a ILPF é considerada uma revolução agrícola dos trópicos, pois demonstra que produzir e preservar é possível. Tem despontado como ferramenta fundamental para os objetivos do Acordo do Clima porque busca a intensificação sustentável do uso da terra em áreas agrícolas e o aumento da eficiência dos sistemas de produção, além de responder a uma necessidade de redução de desmatamento e da emissão de gases de efeito estufa, inclusive promovendo recuperação de terras degradadas. Ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento da agricultura brasileira, o sistema ILPF ainda protege biomas e resulta em maior produtividade agrícola. Além disso, o metano eliminado da pecuária retorna para a árvore.

 

Neste contexto, a John Deere – em parceria com a Embrapa e a Associação Rede ILPF – vem atuando há mais de uma década como efetiva impulsionadora da adoção do sistema nas lavouras brasileiras, integrando a cadeia produtiva, organizando dias de campo, promovendo pesquisas agronômicas e transferência de conhecimento. Hoje, de acordo com os dados mais recentes da Embrapa e da Associação Rede ILPF, em pesquisa realizada pelo IBGE em 2017, 15 milhões/ha já contam com esta tecnologia de produção rural.

 

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é uma revolução agrícola que nasceu no Brasil e aqui pode ser utilizada em toda sua potencialidade, pelo clima tropical. Ela é a grande resposta do País para a demanda mundial em produzir mais alimentos, por meio de mais produção na mesma área. Vamos trabalhar cada vez mais para que os produtos gerados em propriedades que adotam ILPF sejam valorizados e reconhecidos pelos consumidores.

Você sabe o que é e quais são as vantagens do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)?

Trata-se de uma estratégia de produção que integra, em uma mesma área, diferentes sistemas produtivos: agrícola, pecuário e florestal. A ideia é otimizar o uso da terra, a fim de aumentar a produtividade, diversificar a produção e reduzir a abertura de novas áreas. A John Deere é uma grande entusiasta desse modelo, que tem tudo para desenvolver ainda mais o agronegócio.

Clique na imagem para ampliar ou veja abaixo a descrição do infográfico

15 milhões de hectares de ILPF

No Brasil, são cerca de 15 milhões de hectares de ILPF (2017).
Fonte: IBGE/2017

15 milhões de hectares de ILPF

Os Estados com maiores áreas de ILPF no Brasil são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Crescimento da aplicação do ILPF

CRESCIMENTO


A aplicação do ILPF subiu de 4,3% em 2005 para 10% em 2017 da área agricultável das fazendas

TECNOLOGIA EM EXPANSÃO

TECNOLOGIA EM EXPANSÃO

Entre 2005 e 2017, a área dedicada à ILPF aumentou para mais de 15 milhões de hectares.

On the Scene

Produzir e preservar é possível.

É o que mostra o funcionário da John Deere Bruno Costa, que foi repórter por um dia para a série On the Scene*, durante o Dia de Campo ILPF na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri, Goiás. O evento aconteceu no dia 30 de março de 2019, em sua 12ª edição.

A ideia é mostrar na prática como funciona e quais são os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Quer saber o que o produtor e o País têm a ganhar ao adotar o sistema? Confira o vídeo a seguir.

Produzir e preservar é possível. É o que mostra o Territory Manager Bruno Costa na edição mais recente do John Deere On the Scene. O funcionário foi repórter por um dia no Dia de Campo ILPF. O evento é realizado anualmente na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri, interior de Goiás. A ideia é mostrar na prática como funciona e quais são os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

*A série de vídeos “On the Scene” conta com o olhar de um funcionário da John Deere, com o papel de “Repórter por um dia”, para compartilhar com os demais a participação da empresa em eventos externos.