Líderes Anteriores

Retrato de Charles Deere

Charles Deere

Presidente

1886-1907

Não se esperava que Charles Deere, o segundo filho de John Deere, liderasse a empresa fundada pelo pai. Afinal, era o seu irmão mais velho, Francis Albert, que era considerado o herdeiro natural e foi ele que foi enviado para estudar contabilidade. Entretanto, quando Francis Albert morreu repentinamente em 1848 com 18 anos de idade, recaiu sobre Charles aprender a rotina dos negócios da família.

Em 1854, recém-graduado da Faculdade de Comércio Bell em Chicago e com apenas 16 anos de idade, Charles entrou para a empresa de seu pai como contador. Ele provou ser um aluno rápido no mundo dos negócios – uma grande transformação para um garoto que, como jovem, tinha sido um estudante indiferente, no mínimo.

Charles avançou rapidamente para a área de marketing dos negócios. Como chefe de vendas responsável pelos concessionários e vendedores, muitas vezes pegava a estrada para apresentar arados a potenciais clientes em novos territórios. Ele se revelou ao demonstrar o equipamento para si mesmo, amarrando cavalos para arar e abrindo sulcos no solo.

Os primeiros anos com a empresa de seu pai foram bons para Charles. Depois, em 1857, o clima financeiro mudou nos Estados Unidos. O "Pânico de 1857" revelou-se a desgraça de muitos empresários. John Deere quase foi um deles por causa dos problemas de fluxo de caixa e contas substanciais de matéria prima.

Como resultado, o gerenciamento da empresa foi transferido para Charles, na época com 21 anos, em grande parte por causa de seu senso comercial perspicaz. Enquanto seu pai permaneceu como presidente da empresa até sua morte em 1886, era Charles que a conduziria pelos próximo 46 anos.

Em 1869, ávido para ver a empresa crescer, Charles estabeleceu sua primeira filial – uma precursora das filiais de venda da atualidade – na Cidade de Kansas. Mais quatro filiais em St. Louis, Minneapolis, Council Bluffs/Omaha e San Francisco, foram estabelecidas até 1889.

As filiais forneciam informações valiosas do campo que influenciavam novos desenvolvimentos de produtos. Como resultado, até a morte de Charles Deere em 1907, a empresa fabricava mais de 300 modelos de arados (incluindo o famoso arado com charrete Gilpin), cerca de 164 cultivadores, uma variedade de plantadores de milho e algodão e outros implementos.

O legado de Charles Deere foi a transformação da empresa fundada por seu pai de um fabricante regional de arados para um dos principais fabricantes de implementos do país.

Deere & Company (NYSE: DE) é um líder mundial no fornecimento de produtos e serviços avançados e comprometeu-se com o sucesso dos clientes cujo trabalho está vinculado à terra – com aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem sobre a terra para atender à crescente necessidade mundial de alimentos, combustível, moradia e infraestrutura. Desde 1837, a John Deere fornece produtos inovadores de qualidade superior baseados numa tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere no seu site mundial em www.JohnDeere.ca.