Motores John Deere



A John Deere é especialista em motores robustos de alta reserva de torque, que são o coração de máquinas agrícolas, florestais, de construção, marítimas e de geração de energia. Com uma gama de 40 a 600 cavalos de potência estamos comprometidos em oferecer para nossos clientes soluções de alta performance e disponibilidade aliadas a baixo consumo de fluídos. Além dos melhores produtos, a solução John Deere contempla o suporte de pós-vendas, com técnicos altamente treinados e mais de 250 pontos de venda, garantindo o seu John Deere novo por muito mais tempo.

Pioneirismo no campo!

A John Deere foi a primeira produtora de motores a utilizar a tecnologia de recirculação de gases de escape resfriados – cEGR e turbos de geometria variável –VGT em veículos fora de estrada, utilizando-as desde 2005 em seus motores produzidos nos Estados Unidos e Europa.

Tecnologia MAR-1

A partir de janeiro de 2017, entra em vigor a Resolução CONAMA 433/2011, que estabelece diretrizes, prazos e padrões legais de emissão para diferentes categorias de veículos automotores. Logo, a produção de máquinas agrícolas e de construção, acima de 101 cavalos de potência, deverá respeitar as novas diretrizes ambientais, assim como já aconteceu com o mercado de caminhões. Para atender esse requerimento legal que visa a redução no nível de emissões, a John Deere introduzirá em 2017 os novos motores eletrônicos MAR-1 em toda sua linha de produtos acima de 101 cavalos. Além de menos poluentes, a nova linha de motores da John Deere é extremamente confiável e já foi testada e aprovada em diferentes mercados, como o Norte-Americano e o Europeu. Além de menos poluentes, por serem eletrônicos, os novos motores John Deere já estão preparados para os novos avanços tecnológicos, que nos levarão a um novo patamar de conectividade e permitirão melhor gerenciamento da frota e, consequentemente, reduções de custos de produção.

Consumo Otimizado

Os motores John Deere com certificação MAR-1 continuam a oferecer a melhor solução em consumo de fluidos. Nossa tecnologia de motores eletrônicos e/ou recirculação de gases de escape refrigerados – cEGR opera eficientemente com diesel e com biodiesel, sem a necessidade do uso de fluidos adicionais, como o ARLA.

Confiabilidade e Durabilidade

A John Deere começou a desenvolver tecnologias para controle de emissões em 1967 e realizou mais de 400 milhões de horas de testes de campo com motores MAR-1.


A linha de motores MAR-1 já foi utilizada na Europa e América do Norte e já passou por milhares de horas de testes e validação, inclusive no Brasil. A John Deere está pronta para oferecer aos seus clientes tecnologia consolidada, confiável e na medida certa.

FAQ (Perguntas Frequentes)

O que é o PROCONVE?

O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) foi criado em 1986 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) por meio de resoluções que estabelecem diretrizes, prazos e padrões legais de emissão para diferentes categorias de veículos automotores. Para os veículos leves e pesados, a fase 1 do PROCONVE deu-se a partir de 1989.

O que é MAR-1?

A fase do PROCONVE MAR-1 (Máquinas Agrícolas e Rodoviárias - Fase 1), de acordo com a Resolução CONAMA 433/2011, é aplicável às máquinas agrícolas e de construção novas, nacionais e importadas. É uma legislação similar à norte-americana Tier 3 ou à europeia Stage IIIA. Para serem atendidos, os novos limites de emissões da MAR-1 exigem, além de modificações nos motores, a utilização de diesel com teor de enxofre reduzido.

Quando o MAR-1 entra em vigor?

Máquinas Agrícolas Máquinas de Construção
2017 Todos os modelos com potência igual ou superior a 75 kW (101 cv) até 560 kW (761 cv) 2015 Novos modelos introduzidos/lançados no mercado de potência igual ou superior a 37 kW (50 cv) até 560 kW (761 cv)
2019 Todos os modelos com potência igual ou superior a 19 kW (25 cv) até 75 kW (101 cv) 2017 Todos os modelos com potência igual ou superior a 19 kW (25 cv) até 560 kW (761 cv)

O que é o sistema de EGR refrigerada ou cEGR?

A EGR refrigerada ou cEGR é uma tecnologia simples e comprovada pela John Deere em diversas aplicações ao redor do mundo. Em resumo, quanto maior a temperatura da combustão dentro do motor, maior a quantidade de NOx criado durante a combustão. O EGR refrigerado ou cEGR é um método eficaz para reduzir temperaturas de combustão.

Quais são os benefícios dos motores eletrônicos?

Sistemas de combustível eletronicamente controlados proporcionam melhor desempenho no arranque a frio, preciso controle de velocidade do motor e melhor curva de torque. Os motores eletrônicos John Deere também trazem um novo conceito de máquinas inteligentes para o mercado através de um novo patamar de conectividade.

Qual a principal diferença entre a tecnologia adotada pela John Deere (cEGR)?

O sistema SCR (redução catalítica seletiva) requer o uso de reagentes liquido pós combustão (ARLA). Ambos, ARLA e diesel devem ser considerados no custo total de operação. O sistema SCR também aumenta os custos devido aos seus requerimentos para hardware, sensores e eletrônicos adicionais. Como o EGR refrigerado não necessita de um fluido adicional para operação, simplificando sua utilização, minimizando os intervalos de troca e com baixo custo de operação A John Deere tem demonstrado confiabilidade comprovada no campo, alto desempenho e excepcional economia de combustível utilizando o EGR refrigerado em seus motores.

Como o Sistema EGR refrigerado impacta na densidade de potência?

Com os sistemas de EGR refrigerado e turbos de geometria fixa e variável VGT, a John Deere manteve ou até aumentou a densidade de potência para cada motor. Com o motor PowerTech Plus, você não precisará aumentar o tamanho da plataforma. Na realidade, os motores PowerTech Plus são capazes de entregar a performance necessária para aumentar a produtividade por ter menor tamanho e peso reduzido.

A vida útil dos motores é alterada?

Os motores John Deere “PowerTech Plus” são concebidos com o mesmo rigor a durabilidade e confiabilidade como as versões anteriores. Os motores “PowerTech E” utilizam tecnologia de que muitos clientes estão usando atualmente. Ambas as tecnologias se beneficiaram de programas de melhoria contínua e avanços de engenharia desde sua a introdução à tecnologia em 2006. (EUA e EU). Não existem problemas de durabilidade e/ou confiabilidade associados ao cEGR. É importante seguir as recomendações especificadas no manual do operador em relação aos óleos lubrificantes e combustível, bem como os serviços executados nos intervalos prescritos.

Onde posso encontrar serviços especializados para motores John Deere?

Com mais de 4 mil locais de serviço em todo o mundo, sendo mais de 250 destes no Brasil, a John Deere está sempre lá quando você precisa de serviços e suporte. Encontre o concessionário mais próximo de você.

Por que razão os requisitos de enxofre no combustível diesel estão mudando?

O enxofre é um poluente que pode formar compostos corrosivos dentro do motor. Reduzir os níveis de enxofre no diesel é a solução mais econômica para atingir os regulamentos de emissão. O diesel no Brasil é regulado de modo a ser inferior a 500 ppm. A John Deere recomenda o uso de combustível diesel menor a 500 ppm de enxofre. Quando usar combustível com teor de enxofre superior a 500 ppm, consulte o manual do proprietário para obter os intervalos de mudança de óleo.

O Diesel com baixo teor de enxofre pode ser utilizado em motores antigos?

Usando o combustível diesel com baixo teor de enxofre em motores antigos oferece várias vantagens. Ele reduz as emissões de material particulado, reduz o desgaste dos anéis de pistão e cilindros, e aumenta a vida útil do óleo lubrificante.

Como a qualidade do combustível impacta o rendimento e disponibilidade do meu equipamento?

Clean-Up 2

Água, sujeira e sedimentos são as maiores preocupações para a qualidade do combustível. Os operadores podem prolongar a vida útil do motor com a drenagem da água filtros a cada enchimento do tanque, a troca dos filtros de combustível de acordo com o manual do operador e o uso de boas práticas de armazenagem e transporte para evitar a contaminação do combustível. A água e os sedimentos podem entupir os filtros de combustível e causar desgaste prematuro e danos à bomba de combustível e aos injetores de combustível. Para restaurar a potência limpe os injetores com o Clean-Up 2 da John Deere. O uso regular dos aditivos e condicionadores de diesel John Deere irá evitar depósitos nos injetores.