Perfil da mulher no agronegócio é detalhista e aberto à inovação

John Deere ressalta a importância das mulheres em todas as esferas de atuação na sociedade, especialmente no agronegócio

O papel da mulher na sociedade está fortemente ligado ao desenvolvimento de multitarefas e auto provação em todas as esferas de atuação, seja como indivíduo ou no âmbito profissional. No agronegócio, a presença feminina tem características marcantes como busca constante por inovação, visão ampla do negócio e muito mais comunicação.

Durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que aconteceu em outubro de 2016, foi divulgada uma pesquisa inédita que traçou o perfil da mulher que atua no agronegócio como independente financeiramente e com escolaridade alta. Esse levantamento foi feito a partir de uma parceria entre entidades do setor e iniciativas privadas.

A análise encomendada em conjunto pela PwC e ABAG mostra que 57% das entrevistadas participam ativamente de sindicatos e associações rurais, dois terços são casadas e mais de 88% são financeiramente independentes. Já 60% delas possuem nível superior de escolaridade e mais de 55% acessam a internet todos os dias.

Contudo, se desvencilhar de paradigmas ainda é um desafio em um meio considerado predominante masculino, como conta Andréa Morschbacher, engenheira agrônoma, de Cascavel (PR). Ela atua na gestão da propriedade da família, que cultiva soja, milho e aveia, em Toledo (PR).

“Minha mãe já comandava a fazenda em uma época muito mais desafiadora para as mulheres neste contexto, fui me especializar para dar continuidade ao legado dela. Com certeza a mulher é mais detalhista e prudente em uma atividade como a agricultura, que envolve riscos e coragem para tomada de decisões”, explica Morschbacher.

Natural de Porto Alegre (RS), Andréa também atuou anteriormente na Emater e cooperativas, que possibilitaram experiências internacionais relacionadas ao agronegócio, o que endossa os dados apresentados na pesquisa citada anteriormente.

A elas que plantam, colhem, semeiam, constroem, gerenciam, inovam e trazem soluções, a John Deere presta homenagem e parabeniza todas as agricultoras neste 8 de março.

Março, 2017.