Integração no campo

As máquinas de construção da K2Agro trabalham de forma intensa e realizam os principais trabalhos que viabilizam uma boa operação no campo.

Celso e Cássio Kossats com a Pá-carregadeira 524K

 

A tecnologia evoluiu a tal ponto que hoje em dia máquinas como tratores, pulverizadores e colheitadeiras executam suas tarefas praticamente sem operadores, sendo guiadas por sistemas avançados de navegação e controle de operação de grande precisão. Mas elas não estão sozinhas, porque na lavoura o trabalho é pesado e tem exigido cada vez mais a presença das máquinas de construção, a linha amarela. É comum ver escavadeiras, motoniveladoras, pás-carregadeiras, retroescavadeiras e tratores de esteira trabalhando nas propriedades rurais, integrando-se ao trabalho. Isso porque para plantar e colher é necessária uma série de outras operações que são executadas justamente por esses equipamentos. Eles têm sido indispensáveis para garantir a manutenção das unidades produtivas, na abertura e conservação de estradas para escoamento da produção, entre outras tantas atividades.

Éramos produtores de grama e usávamos muito a retroescavadeira sem a concha de trás. Atualmente, temos uma escavadeira hidráulica e três carregadeiras...

Celso Kossats
Proprietário, K2Agro

Operação muito requisitada e importante realizada por máquinas de construção na agricultura é o transporte dos insumos. A K2Agro tem três fazendas em três municípios na região de Ponta Grossa (PR) e cultiva soja, milho e trigo. Ela também produz adubo em uma usina de compostagem própria e coloca suas retroescavadeiras para realizar o trabalho de transporte desse composto e de calcário. “Nós éramos produtores de grama e usávamos muito a retroescavadeira sem a concha de trás”, lembra Celso Kossats, proprietário da empresa. “Atualmente, temos uma escavadeira hidráulica, três carregadeiras, duas retroescavadeiras e duas retrinhos.” Kossats acaba de comprar uma pá-carregadeira e disse que a decisão foi tomada para trabalhar de forma mais eficiente a gestão da frota.

As máquinas de construção da K2Agro trabalham de forma intensa e realizam os principais trabalhos que viabilizam uma boa operação no campo, como drenagem para captação de água, colocação de manilhas, construção de pontes, abertura e manutenção de estradas, entre outros.