SENAI-MT E JOHN DEERE FIRMAM PARCERIA PARA CAPACITAR PROFISSIONAIS

Notícia   13 de Dezembro 2018

A John Deere firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Mato Grosso a fim de fornecer qualificação técnica a mecânicos de máquinas agrícolas do Estado. A companhia capacitará os instrutores do Senai para ministrar os treinamentos e fornecerá materiais e componentes. Além disso, a Rede de Concessionários do Mato Grosso disponibilizará equipamentos.

“A John Deere tem como propósito levar conhecimento e qualificação ao campo. Essa parceria com o Senai de Mato Grosso criará melhores condições para formar mecânicos de máquinas agrícolas, uma demanda crescente no Estado”, disse Marcelo Lopes, gerente de Desenvolvimento de Concessionários e Treinamento para a América Latina.

Os primeiros cursos viabilizados pela parceira devem iniciar em março de 2019, com a versão básica. Já o técnico em mecânica de máquinas pesadas com foco em máquinas agrícolas deve ser oferecido a partir de abril, com duração de dois anos. Dessa forma serão atendidos tanto os profissionais que já atuam na área e buscam uma qualificação complementar quanto aqueles que pretendem iniciar a carreira com o pé direito.

Atualmente, o Senai tem dez unidades em Mato Grosso, com presença nos maiores polos agrícolas da região. A instituição pretende também criar unidades volantes, que levarão qualificação a locais não cobertas pelo Senai.

A John Deere já tem parcerias firmadas com outras instituições para capacitação e qualificação técnica. Em 2014, por exemplo, a companhia firmou acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar - MT) para treinar instrutores em agricultura de precisão, operação e manutenção preventiva de equipamentos agrícolas. E em 2018, fechou uma parceria com o Instituto Mato-grossense do Algodão e a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão para oferecer treinamentos para os operadores de máquinas agrícolas.