RELEASES   Setembro 02, 2016

John Deere destaca a participação feminina nas caravanas

Todos os dias, o estande da John Deere na Expointer, que acontece até 4 de setembro, em Esteio (RS), recebe caravanas de clientes para conhecerem os principais destaques e novidades da empresa. Até o final do evento, serão cerca de mil clientes que visitarão o espaço por meio dos grupos organizados pelos concessionários de todo o Brasil.

Nas caravanas que participaram nesta quinta-feira (1), esteve um grupo organizado pelo concessionário Ciarama Máquinas, de Ponta Porã (MS), que destacou a participação de duas produtoras que trabalham ativamente nos negócios na lavoura. Essa interação tem sido já muito habitual e as mulheres saem do papel de coadjuvante nos negócios, e atuam como conselheiras e tomadoras de decisão, não apenas nas compras de maquinários, mas também na gestão.

É o caso de Lígia Franciscon Ricardo, engenheira agrônoma e produtora em Anaurilândia (MS). Ela e sua família têm uma propriedade de 1.000 hectares e que recentemente adotou as técnicas de integração Lavoura Pecuária (iLP). “As mulheres são multitarefas e participo ativamente, dividindo o gerenciamento para alcançarmos mais rentabilidade. Queremos crescer verticalmente, por isso, resolvemos implementar a técnica (iLP)”, explicou. Ela visitou a Expointer com o marido e o filho pela primeira vez e buscava novidades direcionadas para pecuária.

Já Eliziane Santana, de Ponta Porã (MS), também esteve pela primeira vez em uma feira agrícola e disse que ficou impressionada com a estrutura e organização do estande. Ela que produz soja e milho em uma propriedade de 500 hectares também destaca o papel feminino no agronegócio. “Gosto bastante de participar das decisões e tudo passa por mim. Hoje é necessário ser parceira, pois as informações são cada vez mais intensas”, conclui.