Releases   Abril 14, 2016

John Deere comemora 10 anos de ILPF em fazenda modelo com Dia de Campo especial

John Deere comemora 10 anos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em fazenda modelo com Dia de Campo especial

Evento contou com cerca de 1200 pessoas, entre agricultores, pecuaristas, estudantes e público em geral

Para fazer um balanço de uma década da implantação da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO), a John Deere e a Rede de Fomento ILPF promoveram um dia de campo especial, em 8 de abril, voltado para apresentar os benefícios produtivos e de sustentabilidade do sistema desenvolvido pela Embrapa. O ILPF é uma prática que integra as atividades agrícolas, pecuárias e florestais em uma mesma área, visando a sinergia entre a produção agropecuária e o meio ambiente, com valorização humana e viabilidade econômica.

A Fazenda Santa Brígida é referência na tecnologia da integração, com diversas áreas de pesquisas espalhadas pelos seus 200 hectares, que contam ainda com um sistema de gestão rural e administrativa bastante afinada.

O dia de campo recebeu cerca de 1200 participantes, entre produtores rurais, pesquisadores e técnicos, estudantes de institutos federais regionais e público em geral. O evento foi realizado pela Rede de Fomento ILPF, iniciativa público-privada que conta com a John Deere, Embrapa, Cocamar, Dow AgroSciences, Parker e Syngenta.

Paulo Herrmann, presidente da John Deere e da Rede de Fomento ILPF, destaca que o sistema é a terceira revolução agrícola tropical, que é liderada pelo Brasil. “Primeiro tivemos o plantio direto, que já fez o agricultor produzir mais. Depois veio a safrinha, que hoje já é considerada uma segunda safra. Agora, incluímos o fator sustentabilidade no jogo. O ILPF é o suprassumo da ciência para a agricultura tropical – e cabe aos produtores adotarem este sistema que é produtivo e sustentável ao mesmo tempo”, ressaltou o executivo.

Em resumo, após 10 anos do ILPF, algumas conclusões podem ser tiradas. A mais importante é que, com a adoção do sistema, é possível obter o mesmo nível produtivo em uma área seis vezes menor do que ao utilizar o sistema convencional. Além disso, o uso de braquiária, plantada em conjunto com a soja ou o milho, é uma das principais descobertas para reverter a degradação de terras. No segmento de pecuária, a integração, que também é chamada de ecossistêmica, rende maior engorda aos bois: enquanto em 2006 o gado tinha 2,5 arrobas por hectare, dez anos depois o número saltou para 25 arrobas por hectare, um acréscimo de 900%. E, como investimento de longo prazo, estão as florestas, que hoje ocupam três mil hectares na fazenda.

Além dos ganhos já conhecidos, Paulo Herrmann aponta ainda a importância do ILPF como uma contribuição de pesquisa para o mundo – onde o Brasil deixará a agricultura monoativista exploratória e migrará para um sistema integrado, inteligente e eficaz.

“Sem tecnologia não há futuro. Há sobrevivência, mas não futuro. O ILPF foi desenvolvido para proteger o produtor brasileiro, que tem grande responsabilidades tanto em prover o mundo com alimentos quanto na balança econômica nacional”, disse.

Durante o evento, Maurício Lopes, presidente da Embrapa, lembrou que o ILPF tem uma dinâmica adaptável para pequenos e médios produtores, independente do clima. Lopes também destacou que o sistema é benéfico para reduzir as emissões de carbono.

“Se integramos essa lógica do ILPF, os solos que nós vamos entregar para o agricultor do futuro serão muito mais ricos. Quando começarmos a revelar para a sociedade o poder de uma agricultura integrada, de baixo carbono, que tem a capacidade de ajudar o mundo a lidar com o desafio do clima, teremos um impacto muito grande, principalmente junto à comunidade urbana e os jovens”, disse Maurício Lopes.

Sobre a John Deere

A Deere & Company (NYSE: DE) é líder mundial no fornecimento de serviços e produtos avançados e está comprometida com o sucesso dos clientes, que cultivam, colhem, transformam e enriquecem a terra para enfrentar a crescente demanda mundial por alimentos, combustíveis, habitação e infraestrutura. Desde sua fundação, em 1837, a John Deere tem oferecido produtos inovadores de alta qualidade, contribuindo para a construção de uma tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere pelo site www.JohnDeere.com ou, no Brasil, www.JohnDeere.com.br.

www.facebook.com/JohnDeere
www.twitter.com/JohnDeereBrasil
www.youtube.com/JohnDeereBrasil

Grupo CDI - Comunicação e Marketing

Romulo Orlandini (11) 3817-7939 – romulo@cdicom.com.br
Lenita Aquilino (11) 3817-7962 – lenita@cdicom.com.br
William Gimenes (11) 3817-7910 – william@cdicom.com.br
Thiago Coletti (11) 3817-7915 – thiago@cdicom.com.br
Cláudia Santos (11) 3817-7925 – claudia@cdicom.com.br

Visite a galeria de imagens da John Deere.