Releases   Maio 26, 2015

Caminhão do Cinemóvel John Deere chega a Itiquira/MT

O Cinemóvel - Mostra Itinerante de Filmes John Deere chegou ao Mato Grosso. A cidade escolhida para inaugurar a excursão pela região foi Itiquira, no sul do estado, onde a mostra aconteceu nos dias 18 e 19 de maio.

Os filmes exibidos foram "A menina que roubava livros", que se passa durante a Segunda Guerra Mundial e conta a história da jovem Liesel Meminger, que partilha seu prazer pela leitura com um homem judeu; "Frozen", que trata das aventuras da princesa Elsa e sua irmã Anna, e "Rio 2, o filme", com a continuação da saga da arara Blu e sua família, desta vez, rumo à Amazônia.

O Secretário Municipal de Cultura de Itiquira, Manoel Dourado Marques, esteve nas sessões e aprovou a iniciativa. “É muito importante a difusão deste projeto da John Deere com o Ministério da Cultura, porque Itiquira recebeu a televisão apenas na década de 80. É um município que não foi acostumado com a linguagem audiovisual, e não há cinema aqui.”

Em sua 6ª edição, o Cinemóvel já esteve no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. O projeto irá passar ainda por outros municípios do Mato Grosso, como Pedra Preta, São José do Povo, Campo Verde e Primavera do Leste. A previsão é que a Mostra Itinerante de Filmes John Deere 2015 abranja um público estimado em 12 mil pessoas.

Desde sua primeira edição, em 2010, o projeto já passou por 181 municípios de oito estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins e Piauí), oferecendo 1949 sessões de cinemas gratuitas, que proporcionaram momentos de cultura e lazer a mais de 52 mil espectadores.