">
Releases   Dezembro 01, 2015

Diretor da John Deere recebe prêmio de destaque do IBEF Campinas

Luiz Rohde durante a cerimônia para entrega do prêmio. (Foto: Dominique Torquato)

Com uma vida dedicada às finanças, Airton Rohde vence o prêmio “O Equilibrista”

Há mais de vinte e cinco anos o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF Campinas) elege as empresas e iniciativas que se destacam na Região Metropolitana de Campinas e também reconhece um profissional por suas realizações ao longo da carreira. Em 2014, o IBEF Campinas escolheu a John Deere como empresa destaque do ano no segmento industrial. Na edição deste ano é a vez de um colaborador da companhia ser destaque: o diretor de Finanças para América do Sul da John Deere, Airton Luiz Rohde, venceu a eleição para o executivo de finanças do ano, realizada entre cerca de 300 executivos do setor, e recebeu o troféu "O Equilibrista" no sábado, 28/11, em Campinas (SP).

Com 45 anos de carreira, sendo 42 anos atuando na John Deere, Airton Rohde disse que o prêmio é mais uma demonstração do comprometimento da John Deere com o Brasil e com seus colaboradores. “O Equilibrista é uma premiação tradicional e que reconhece o trabalho sólido realizado pelas empresas e seus funcionários. é o caso da John Deere no País, que investe e reconhece a importância do Brasil na produção de alimentos e fibras para o mundo, além de contribuir para os avanços em infraestrutura e em fontes de energia”, disse Rohde, que é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão com ênfase em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

De acordo com o executivo, a John Deere tem uma cultura inovadora e ética, que sabe reconhecer o comprometimento e a performance. “A John Deere investe continuamente na valorização das carreiras e no bom ambiente de trabalho. O resultado e ser uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil”, afirmou.

O prêmio de Rohde se soma a importantes reconhecimentos recebidos pela John Deere nos últimos anos. A empresa foi eleita, em 2015, pela segunda vez consecutiva, a “A marca mais desejada” na categoria “Tratores e Máquinas Agrícolas” pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). A companhia também foi reconhecida globalmente no levantamento “Top 100 Global Brands”, ranking que elenca as marcas mais valiosas do mundo. Esta foi a quinta vez que a Deere é indicada como uma das mais valiosas do mundo, com um valor de marca na casa dos US$ 5,208 bilhões.

Destaques da carreira

Airton Luiz Rohde ocupa o cargo de diretor de Finanças da John Deere para a América do Sul desde janeiro de 2008. Nesta posição, é responsável pelos processos financeiros e contábeis para o Brasil e Argentina, relatórios financeiros, controles internos, tributos, gestão de caixa, relações bancárias, suporte e aconselhamento as áreas de negócios da empresa.

Rohde ingressou na companhia em 1970, em Horizontina (RS), como office boy e trabalhou em várias atividades na área administrativa, financeira, tributária e contábil até fevereiro de 1984. Após um período em que trabalhou para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Rohde retornou à companhia em 1987 e integrou a equipe que iniciou a organização do Banco John Deere, com o cargo de gerente Administrativo e Financeiro.

Entre 2000 e 2006 atuou como diretor Administrativo e Financeiro. Em 2007, mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou em projetos especiais junto à área de Finanças Corporativas na sede da companhia, em Moline (Illinois). Em 2008 retornou ao Brasil, assumindo a diretoria de Finanças.