Fundação John Deere Lança Documentário Sobre Agricultura Sustentável

A Fundação John Deere, em parceria com a Embrapa e com a produtora Videomakers, lançou ontem, no Dia da Agricultura e Desenvolvimento Rural, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o documentário Terra e Sustentabilidade.

O documentário traz à tona os benefícios de um dos sistemas agrícolas mais eficientes do ponto de vista da sustentabilidade e da produtividade no campo, o sistema de manejo agrícola Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), que tem como objetivo integrar produção de alimentos, fibras, energia e madeira, realizados na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação. A técnica vem ao encontro do alerta dado por Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, durante a conferência: “Sem solo saudável, a vida na Terra é insustentável”, afirmou.

Terra e Sustentabilidade mostra que as vantagens da recuperação de áreas e integração de cultivos são muitas: redução de custos de produção, melhor uso da terra, mais eficiência no uso da mão de obra e dos recursos de produção e uso adequado de energia, além da redução de emissões de gases de efeito estufa.

Cerca de 10% das pastagens brasileiras, ou seja, 18 milhões de hectares, adotam sistemas que proporcionam a recuperação da área. O Brasil assumiu o compromisso internacional de recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas até 2020, e, com isso, reduzir entre 83 e 104 milhões de toneladas de CO2 equivalente. “Os números são desafiadores e a boa notícia é que a adoção desta técnica tem aumentado, com participação efetiva de diversas partes da cadeia produtiva. Reflexo disso foi a assinatura do termo de cooperação técnica para a Rede de Fomento à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, em abril, pela John Deere e pela Embrapa. Os investimentos da companhia serão de R$ 2,5 milhões, em um período de cinco anos”, afirma Alfredo Miguel Neto, diretor de Assuntos Corporativos América Latina da John Deere.

A John Deere participa ativamente do programa integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). A empresa apresenta aos produtores, por meio de dias de campo, os benefícios sociais, ambientais e econômicos da rotação de culturas, com pastagens e plantio de espécies florestais. “A John Deere tem organizado uma série de eventos e encontros com os agricultores, o que permite a ampliação da transferência de tecnologia e conhecimento técnico-cientifico aos produtores rurais”, diz Miguel Neto.

O evento Dia da Agricultura e Desenvolvimento Rural (www.agricultureday.org) contou com apoio da John Deere Water, uma das maiores empresas de irrigação do mundo.
Clique aqui para conferir o documentário.