/ / / John Deere no Brasil

John Deere no Brasil

A John Deere vive um momento especial de consolidação e crescimento estratégico no Brasil. A companhia iniciou suas operações no País em 1979, quando assumiu participação de 20% no capital da Schneider Logemann & Cia (SLC), fábrica de máquinas agrícolas de Horizontina (RS). Em 1999, a John Deere assumiu integralmente o controle da SLC, dando origem à John Deere Brasil.


A partir desta data, a companhia iniciou uma série de investimentos e expansão no mercado nacional e hoje apresenta o seguinte cenário: ampliou a fábrica de colheitadeiras e plantadeiras de Horizontina (RS); inaugurou a fábrica de colhedoras de cana-de-açúcar, em Catalão (GO); com investimentos de R$ 60 milhões, a fábrica de Catalão foi ampliada para iniciar, em maio de 2012, a produção de pulverizadores; em 2008, instalou uma das mais modernas fábricas de tratores do mundo em Montenegro (RS); no mesmo ano, abriu em Campinas (SP) o Centro de Distribuição de Peças para América do Sul; deu início às atividades da John Deere Water, em Uberlândia (MG), principal fornecedora de equipamentos de irrigação para Minas Gerais e São Paulo, especialmente na produção de café, citros, cana, fruticultura, hortaliças, flores, algodão e reflorestamento.


Importante destacar que os agricultores brasileiros podem contar com o Banco John Deere, destinado a oferecer linhas de crédito específicas para aquisição de máquinas agrícolas, em âmbito nacional, viabilizando o acesso de agricultores brasileiros às mais modernas tecnologias de produção.


De 2000 a 2012, a companhia investiu mais de US$ 2 bilhões nas suas atividades brasileiras.


Com aproximadamente 4 mil funcionários no Brasil, a John Deere anunciou em julho de 2011 a transferência do Escritório Regional América Latina para Indaiatuba (SP), localizado a 100 km da capital paulista. A sede latino-americana recebeu mais de 350 funcionários diretos e representa um importante passo no fortalecimento da estratégia da empresa no País e no continente. Aqui estão reunidas todas as lideranças da empresa nos seus negócios em máquinas e equipamentos para agricultura, irrigação, construção civil e indústria florestal, além do Banco John Deere.


Com a gama de produtos mais ampla do mercado, a John Deere está preparada para oferecer sistemas mecanizados capazes de atender de forma completa às necessidades de mecanização de diferentes culturas. Produtores de grãos, cana-de-açúcar, algodão e frutas encontram nos produtos da empresa uma solução integrada para obter maior produtividade com redução de custos e, assim, alcançar maior competitividade. Com a aplicação dos sistemas mecanizados John Deere, o produtor obtém ganhos tanto no investimento total, quanto no custo operacional de suas máquinas, melhorando a performance econômica da propriedade.


As máquinas ganham ainda mais eficiência, precisão e produtividade com o uso dos produtos do sistema AMS, ou Soluções em Gerenciamento Agrícola. O Piloto Automático, o Monitor de Colheita, o Mapa de Produtividade e outros produtos do sistema AMS garantem maior precisão e rendimento às operações agrícolas. Eles unem os avanços da informática com os recursos do posicionamento por satélite para melhorar o gerenciamento das propriedades, reduzindo custos operacionais e aumentando a produtividade no campo.

John Deere no Brasil

Endereços

Barueri/SP

A John Deere Florestal é líder global de mercado na fabricação de máquinas destinadas ao setor. O Escritório de Vendas e Marketing para o Brasil está localizado em Barueri-SP e oferece equipamentos para a colheita e o transporte de florestas plantadas, venda de peças, além de treinamento e completo serviço de suporte técnico aos clientes.



Endereço

Alameda Caiapós, 298 - Tamboré
Barueri/SP
CEP: 06460-110
Telefone: (11) 4196-3999 / (11) 3538-3999

Campinas/SP

O Centro de Distribuição de Peças para a América do Sul, inaugurado em dezembro de 2008, localiza-se no município de Campinas, no estado de São Paulo. Com área construída de 74.500 m², ele significou um investimento de 18 milhões e vai atender à rede de concessionários de todo o continente. A proximidade do aeroporto de Viracopos e a disponibilidade de diferentes meios de transporte na região foram as principais razões para a instalação do centro no local.


O Centro conta com 56 docas de recebimento e despacho de produtos e uma infra-estrutura valorizada pela tecnologia moderna empregada nos processos de planejamento de materiais e nas operações de logística por meio do recebimento, movimentação, armazenagem e despacho de materiais. O gerenciamento dos produtos tem como base a aplicação do sistema desenvolvido pela John Deere e utilizado pela companhia a nível mundial para o planejamento de inventário de peças. Cerca de 200 pessoas trabalham no centro.


O movimento de recepção e expedição de peças do centro em operação é calculado em 72 mil toneladas, transportadas por cerca de 6 mil caminhões por ano.




Endereço

Rua Sérgio Fernandes Borges Soares, 1000

Distrito Industrial

Cidade: Campinas/SP CEP: 13054-709

Fone: 19-3202-5700

Catalão/GO

A unidade Catalão da John Deere atualmente produz as colhedoras de cana CH570 e CH670, e os pulverizadores 4730 e 4630. O modelo anterior de colhedora de cana, a 3510, lançada em 2006, foi a primeira no mundo a utilizar a cor verde e a marca John Deere na linha de equipamentos para a cana.


A fábrica de Catalão tem 56.300 m² de área construída e nela trabalham cerca de 600 pessoas. O município goiano tem uma localização estratégica para o atendimento dos produtores de cana-de-açúcar, por sua proximidade de São Paulo e da área de cerrados do Brasil Central, onde há grande concentração de usinas. O setor produtor de açúcar e álcool é um dos mais importantes do agronegócio do Brasil e vem registrando uma grande expansão nos últimos anos, conquistando um destaque cada vez maior como exportador.


A unidade de Catalão iniciou suas atividades em 1999 produzindo as colhedoras de cana Cameco CH2500B. A colhedora CH2500B começou a ser vendida no País em 1993, através de importação, permitindo o início da mecanização da colheita de cana crua no Brasil, sem a necessidade de queimadas nos canaviais. Naquele ano foi formada a Cameco do Brasil, que instalou seu escritório de vendas em Ribeirão Preto, SP. Os equipamentos eram produzidos na fábrica da Cameco Industries, especializada na produção de equipamentos para a lavoura de cana-de-açúcar, em Thibodaux, no estado norte-americano da Louisiana.


Em 1998, o capital da Cameco Industries passou a ser controlada pela John Deere. No ano seguinte, a fábrica de Catalão foi inaugurada, iniciando a produção das colhedoras Cameco no Brasil. Em setembro de 2002 a Cameco do Brasil passou a ser uma unidade da John Deere, e em 2012, passou a receber uma nova linha de montagem, fabricando agora os pulverizadores, complementando os sistemas mecanizados John Deere produzidos no Brasil.

 



Endereço

Rua Quadra 11, s/n, Eixo 3, LOTE 00
Bairro: DIMIC
Cidade: Catalão/GO
Caixa Postal: 051B
CEP: 75709-685 Fone: 064-3411-8000
Fax: 064-3411-8090 e 8091

Horizontina/RS

Na fábrica de Horizontina, município situado no noroeste gaúcho, são produzidos colheitadeiras de grãos e plantadeiras. A fábrica tem área coberta de 134.070 m² e é uma das plataformas mundiais de exportação e de desenvolvimento tecnológico da John Deere. Nela trabalham 2.000 empregados.

 

A primeira colheitadeira automotriz fabricada no Brasil foi produzida em Horizontina, no ano de 1965. A Schneider Logemann & Cia, fundada em 1945 como oficina mecânica para reparos, iniciou em 1965 a produção da 65-A, tendo como base o modelo 55 da John Deere. A tecnologia John Deere passou a ter aplicação em todos os produtos da fábrica de Horizontina a partir de 1979, quando a John Deere adquiriu participação de 20% na SLC S.A. Indústria e Comércio, nova denominação da Schneider Logemann. Em 1984 a empresa começou a produzir também plantadeiras e em 1989 foi inaugurada a nova fábrica.

 

A produção de tratores foi iniciada em 1996, com a marca SLC – John Deere, e a partir de 2001 todos os produtos passaram a usar a marca mundial da John Deere. Em 2004, a empresa comemorou dois marcos históricos: a produção de 50 mil colheitadeiras e de 30 mil tratores em Horizontina. A produção de tratores foi transferida em 2008 para a nova fábrica de Montenegro.

 


Endereço

Av. Eng. Jorge A. D. Logemann 600
Distrito Industrial
Cidade: Horizontina/RS
CEP: 98920-000
Fone/Fax: 055-3537-5000

Indaiatuba/SP

No escritório regional de Indaiatuba estão localizadas a presidência e áreas responsáveis pela gestão regional do negócio, como Finanças, Vendas, Marketing, Sistemas de Informação e Recursos Humanos.

A expectativa da John Deere para a América Latina é aumentar sua presença no mercado e o objetivo do escritório é dar apoio às iniciativas de crescimento e proporcionar maior integração e alinhamento a suas atividades na região.

O escritório está localizado na mesma sede onde está instalado o Banco John Deere. As unidades da Divisão Agrícola da John Deere na América do Sul são as fábricas de Horizontina e Montenegro, no Rio Grande do Sul, e Catalão (GO), no Brasil; Rosário na Argentina e as fábricas de Monterrey, Saltillo e Torreón.

Em Indaiatuba também estão localizadas duas fábricas de equipamentos de construção da John Deere, inauguradas em 2014 - uma delas em parceria com a Hitachi Construction Machinery.

 


Endereços


Escritório Regional
Rodovia Engº Ermenio de O. Penteado, Km 57,5
Indaiatuba - São Paulo - Brasil
CEP: 13337-300
Fone: 019–3318-8100

Fábrica de Equipamentos de Construção John Deere
Avenida Horst Frederico João Heer, Nº 1.880 - Europark Comercial
Indaiatuba - São Paulo - Brasil
CEP: 13348-758
Fone: 019-3312-7000

Fábrica de Equipamentos de Construção Deere-Hitachi
Avenida Horst Frederico João Heer, Nº 2.985 - Europark Comercial
Indaiatuba - São Paulo - Brasil
CEP: 13348-758
Fone: 019-3315-1100

Montenegro/RS

A fábrica de Montenegro, município a 50 quilômetros de distância de Porto Alegre, inaugurada em maio de 2008, é destinada à produção de tratores. Ela ocupa 68 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 96 hectares.

 

Ela ocupa 87.294 m² de área construída em um terreno de 96 hectares. Os investimentos na expansão da produção representada pela nova unidade são calculados em 250 milhões de dólares. A nova fábrica tem 715 funcionários.



Endereço

Via Oeste, Esquina via 2
Bairro: Bom Jardim do Caí
Cidade: Montenegro/RS
CEP: 95780-000
Fone: 051-3457-6600
Fax: 051-3457-6609